Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Reflexão dominical: “Sou manso e humilde de coração”

Uma das coisas que gosto de recordar quando dou algum conselho no Sacramento da Confissão é a mansidão e humildade de Jesus Cristo, que muitas vezes recordamos naquela pequena oração: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”. É uma oração bem simples, fácil de se memorizar, mas que diz muito a todos nós. Quem de nós não é acometido pela falta de paciência? Não é fácil suportar o irmão, como também não deve ser fácil aos outros nos suportar. Por isso esta oração nunca deve sair de nossa mente e de nosso coração. Pedir sempre a mansidão e a humildade para aceitar as limitações dos outros e para que sejamos melhores cada dia, para não darmos tanto trabalho aos outros.

Mas quem pode alcançar esta graça? Aqueles que se fazem pequenos, pois o Senhor não as revela aos sábios e entendidos. Então, aqueles que se consideram sábios nas coisas do mundo ou até mesmo nas coisas que se referem a Deus, precisarão desta humildade se quiserem realmente “acessar” a Deus. Os grandes teólogos usam palavras difíceis e raciocínios complicados para explicar sua teologia, para se aproximarem de Deus, mas aos pequenos e pobres. Basta os joelhos dobrados e um olhar lançado ao Senhor, com apenas isto “acessam” de forma profunda e sublime o “Coração” de Deus.

Todos nós carregamos pesados fardos do trabalho do dia a dia, da rotina, da doença, das incompreensões, da falta de reconhecimento, dos pecados, das limitações e desejamos descanso, um alívio, e onde podemos alcançar tal alívio e refrigério? Apenas com a presença de Deus em nossa vida. Não que sendo seguidores do Senhor Lhe ira nos tirar tudo isso, mas Ele irá nos ajudar a carregar estes fardos e por isso, com Ele, estes fardos tornam-se leves. Seguir Jesus não nos tira nenhuma dor e sofrimento, mas nos concede a força, a paciência, a esperança para não desistir e seguir sempre em frente. Coloquemos nossa confiança e esperança no Senhor Jesus e peçamos a Ele a fortaleza necessária para enfrentarmos a luta de nossa vida diária. “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.

Pe. Fábio Carlos de Araújo

Paróquia Imaculado Coração de Maria - Nerópolis
Rolar para cima