Pastoral Vocacional

“A messe é grande, mas os operários são poucos”. Pense nisso!
CRISTO CHAMA, MULTIDÕES ESPERAM!

A vocação é um diálogo entre Deus que escolhe, chama e envia
e o jovem que livremente acolhe o chamado
e se põe a serviço do Plano de Deus.

A Pastoral Vocacional é a atividade que visa ajudar os adolescentes e jovens na delicada tarefa de discernir o seu caminho da vida. Todos somos chamados à santidade, no amor e no serviço.  Somos felizes quando estamos no lugar certo, vivendo uma vida realizada segundo o Plano de Deus. É o caminho da santificação. Os caminhos da santidade são muitos. Um deles é o serviço exclusivo a Deus e aos irmãos no caminho da consagração a Deus, à Igreja, aos irmãos. Uma das formas de ser consagrado é a vocação sacerdotal, ser “outro Cristo” no mundo e a favor do mundo, participar do Sumo Sacerdócio de Jesus Cristo e da sua missão. Se você, jovem, sente em si uma voz que te chama, propomos-lhe o caminho de preparação ao sacerdócio, a exemplo de tantos homens e mulheres na Bíblia. Há duas modalidade de caminho vocacional. Para os que já fizeram o segundo grau, encontros vocacionais periódicos no Seminário Maior. Para os que querem ingressar no Seminário Menor (segundo grau), encontros periódicos no Seminário Menor. Se você deseja percorrer este caminho de discernimento vocacional, entre em contato conosco:

PASTORAL VOCACIONAL

Animadores Vocacionais: Pe. Anevair José da Silva e Pe. Roniram Pereira da Silva
Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria
End.: Est. Santa Cruz, Chácara 2, Miranápolis – Cx. Postal 411
75001-970 ANÁPOLIS – GO
Tel.: (62) 99631.6513
E-mail: seminarioanapolis@gmail.com

Coordenadores Diocesanos: César Luís de Sousa e Daniella Aparecida S. de Oliveira.

Cel.: (62) 99192.4334; 99383.1686
E-mail: cesarl145@hotmail.com

A Palavra de Deus nos ilumina:

ANTIGO TESTAMENTO

Abraão – O Senhor disse a Abraão: “Sai da tua terra, do meio dos teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que eu vou te mostrar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei.” Abraão partiu, como o Senhor lhe havia dito. (Gênesis.12,1-2)

Moisés – Moisés era pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro. Deus o chamou do meio da sarça: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”… O Senhor lhe disse: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos… E agora, vai! Eu te envio ao Faraó para que faças sair o meu povo do Egito”. (Êxodo 3,7-10)

Samuel – O jovem Samuel servia ao Senhor sob as ordens de Eli. Então o Senhor chamou-o: “Samuel, Samuel!”. “Estou aqui”, respondeu. “Tu me chamaste, aqui estou”… “Fala, que teu servo escuta”. (1Samuel 3,1-10)

Davi – Samuel perguntou a Jessé: “Todos os teus filhos estão aqui?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está cuidando do rebanho”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo”. E o Senhor disse: “Levanta-te, ungi-o: é este!” Samuel tomou o chifre com azeite e ungiu Davi na presença de seus irmãos e a partir daquele dia, o Espírito do Senhor começou a ser enviado a Davi. (1Samuel 16,11-13)”.

Jeremias – Veio a mim a Palavra do Senhor: “Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações”. Eu respondi: “Ah! Senhor Deus, não sei falar, sou uma criança”. O Senhor me respondeu: “Não digas: sou uma criança”, pois a quantos eu te enviarei irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. Não tenhas medo…” (Jeremias 1,4-8)

NOVO TESTAMENTO

Maria – O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo… Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus…” Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. (Lucas 1,28-38)

Pedro – Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-Me, e Eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. (Mateus 4,18-20)

Mateus – Ao passar, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me”! Ele se levantou e seguiu-o. (Marcos 2,13-14).

Outros textos: Mt 9,9; 10,1; Mc 1,17-20; 3,13; 5,11; Jo 1,14; At 9,3-6.