A Pastoral Vocacional é a atividade que visa ajudar os adolescentes e jovens na delicada tarefa de discernir o seu caminho da vida. Todos somos chamados à santidade, no amor e no serviço.
Somos felizes quando estamos no lugar certo, vivendo uma vida realizada segundo o Plano de Deus. É o caminho da santificação.
Os caminhos da santidade são muitos.
Um deles é o serviço exclusivo a Deus e aos irmãos no caminho da consagração a Deus, à Igreja, aos irmãos.
Uma das formas de ser consagrado é a vocação sacerdotal, ser “outro Cristo” no mundo e a favor do mundo, participar do Sumo Sacerdócio de Jesus Cristo e da sua missão.
Se você, jovem, sente em si uma voz que te chama, propomos-lhe o caminho de preparação ao sacerdócio, a exemplo de tantos homens e mulheres na Bíblia.
Há duas modalidade de caminho vocacional.
A Palavra de Deus nos ilumina:
ANTIGO TESTAMENTO
Abraão – O Senhor disse a Abraão: “Sai da tua terra, do meio dos teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que eu vou te mostrar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei.” Abraão partiu, como o Senhor lhe havia dito. (Gênesis.12,1-2)
Moisés – Moisés era pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro. Deus o chamou do meio da sarça: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”… O Senhor lhe disse: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos… E agora, vai! Eu te envio ao Faraó para que faças sair o meu povo do Egito”. (Êxodo 3,7-10)
Samuel – O jovem Samuel servia ao Senhor sob as ordens de Eli. Então o Senhor chamou-o: “Samuel, Samuel!”. “Estou aqui”, respondeu. “Tu me chamaste, aqui estou”… “Fala, que teu servo escuta”. (1Samuel 3,1-10)
Davi – Samuel perguntou a Jessé: “Todos os teus filhos estão aqui?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está cuidando do rebanho”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo”. E o Senhor disse: “Levanta-te, ungi-o: é este!” Samuel tomou o chifre com azeite e ungiu Davi na presença de seus irmãos e a partir daquele dia, o Espírito do Senhor começou a ser enviado a Davi. (1Samuel 16,11-13)”.
Jeremias – Veio a mim a Palavra do Senhor: “Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações”. Eu respondi: “Ah! Senhor Deus, não sei falar, sou uma criança”. O Senhor me respondeu: “Não digas: sou uma criança”, pois a quantos eu te enviarei irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. Não tenhas medo…” (Jeremias 1,4-8)
NOVO TESTAMENTO
Maria – O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo… Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus…” Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. (Lucas 1,28-38)
Pedro – Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-Me, e Eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. (Mateus 4,18-20)
Mateus – Ao passar, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me”! Ele se levantou e seguiu-o. (Marcos 2,13-14).
Outros textos: Mt 9,9; 10,1; Mc 1,17-20; 3,13; 5,11; Jo 1,14; At 9,3-6.