O Primeiro Lugar
“Na medida que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor”.(Eclo 3,20) O que é a humildade? Ser humilde significa assumir com simplicidade o nosso lugar, pôr a render os nossos talentos, mas sem nunca humilhar os outros ou esmagá-los com a nossa superioridade. Significa pôr os próprios dons ao serviço de todos, com simplicidade e com amor e evitarmos que a ambição nos cegue e nos leve a converter a vida numa corrida louca atrás de postos cada vez mais altos.
A verdadeira humildade exige que reconheçamos que, se fazemos algo de bom, é simplesmente por obra e graça da bondade de Deus, e que por nós mesmos de nada somos capazes. “A humildade é a verdade”, diz Santa Tereza e “Deus resiste aos soberbos e dá sua graça aos humildes” Tg 4,6.
Ser humilde é ser santo, é saber descer do pedestal, é não se auto adorar, é preferir fazer a vontade de Deus que a própria, é ser discreto, escondido, é fugir das pompas e dos aplausos. Isso não quer dizer que eu deva evitar o crescimento na vida social. Mas que eu faça porque tenho que cumprir a minha missão.
Jesus foi convidado para uma refeição na casa de um fariseu. Jesus sempre aceitava os convites feitos, porque via um momento de poder levar os pecadores a uma conversão. Ele notou como eles procuravam os primeiros lugares. Os primeiros lugares em um evento são de grande honra. Jesus contou então uma parábola, uma história, para mostrar-lhes algo: Quem se eleva, será humilhado, quem se humilha, será exaltado.
Nosso Senhor fala de uma festa de casamento. Quando chegar não procure os primeiros lugares porque pode ser que tenha alguém que o noivo considera mais próximo. Procure o último e será exaltado ao ser convidado a ir para frente. Jesus ensinou como chegar ao primeiro lugar. Ocupe o último lugar e você verá. É uma questão de bom senso. Tem gente que chega e acha que pode. Nem desconfia que está atrapalhando.
Contudo, cuidado com a falsa humildade: colocamo-nos muitas vezes como uns coitadinhos para não nos comprometermos. Temos que reconhecer nossos talentos e colocar a disposição de Deus para servir ao nosso irmão. Se eu sou convidado a ocupar o primeiro lugar de uma função, não é para minha soberba, mas para servir melhor. A ambição, uma das formas de soberba, é causa frequente de mal-estar em quem se deixa levar por ela. “Por que ambicionas os primeiros lugares? Para estar por cima dos outros?”, pergunta-nos São João Crisóstomo. A virtude da humildade não tem nada a ver com a timidez ou a mediocridade. A humildade leva-nos a ter plena consciência dos talentos que Deus nos deu, mas para fazê-los render com o coração reto.