A porta fechada
Celebramos hoje a Solenidade do Espírito Santo, Pentecostes, ou seja, 50 dias após a celebração da Páscoa do Senhor.
O Evangelho nos fala que Jesus entra no lugar onde estava os discípulos reunidos, após sua Ressurreição e o lugar estava de portas fechas, mas não eram apenas as portas do lugar que estavam fechadas, mas outras portas estavam igualmente fechadas, eram as portas dos corações dos apóstolos, aqueles corações duros e insensíveis que outras vezes o próprio Jesus havia recordado. Mesmo depois de três anos de convivência com o Mestre, mesmo depois de terem visto tantos milagres, escutado tantas mensagens, ver o doação de Cristo na Última Ceia, seu sofrimento no momento da Paixão, sua morte de Cruz e agora sua Ressurreição, mesmo depois de tudo isso os corações continuavam duros, insensíveis e fechados.
Nós que estamos aqui participando da nossa Eucaristia semanal, cumprindo nosso preceito dominical, que participamos das diversas pastorais e movimentos da nossa comunidade: Liturgia, Ministério Extraordinário da Comunhão, Vicentinos, Legião de Maria, Mãe Rainha, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Catequese, ECC, Segue-Me, Cursilho, Encontro Conjugal e tantas outras; que escutamos tantas coisas, participamos de tantas formações, será que os nossos corações também não permanecem fechados, como o coração dos apóstolos?
E como Jesus conseguiu que as portas dos corações de seus apóstolos pudessem se abrir? Esta será a mesma forma em que Ele conseguirá que as portas dos nossos corações, o meu e o seu, possam ser igualmente abertas. Através do Espírito Santo. Jesus “soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo”.
Já recebemos o Espírito Santo pelo Sacramento do Batismo e especialmente pelo Sacramento da Crisma, mas ainda permanecemos com as portas do nosso coração fechadas, então hoje, dia da Solenidade do Espírito Santo, é momento de clamarmos este mesmo Espírito para que venha sobre nós e possa abrir as portas do nosso coração, afim de que possamos ser cristãos autênticos, homens e mulheres de Deus, membros fiéis da Igreja de Cristo.
Veni Sancte Spiritus, Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, abri as portas de nosso coração, dai-nos a verdadeira coragem, retire de nós toda covardia, ensine-nos a vos servir de coração sincero, transforme os nossos corações. Permita que o Espírito Santo possa agir em sua vida e possa abrir as portas de seu coração e retire de sua vida este coração duro e insensível. Peça ao Espírito Santo, confie no Espírito Santo. Veni Sancte Spiritus.