Quem são os catequistas?
Celebramos no último domingo do mês de agosto o dia do Catequista, ou seja, aqueles que aprofundaram a doutrina da Igreja e agora transmitem esta doutrina para crianças, adolescentes, jovens e adultos que se preparam para receber os Sacramentos da Iniciação Cristã, mulheres (na sua maioria) e homens que se desdobram para evangelizar os outros, muitas vezes, sem os recursos adequados, mas com muita boa vontade e fé, na certeza de estarem fazendo a vontade de Deus. Eles realmente incarnam as palavras de Jesus: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.
Entretanto, se a missão do catequista é transmissão da fé, não apenas estes que mencionei acima deveriam ser catequistas, mas todo o cristão, uma vez que a transmissão da fé é missão de todo batizado. Quando você é batizado, você se torna transmissor da fé: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura”, não é uma opção é uma grata obrigação.
Assim, você cristão também deve ser catequista, os pais devem ser catequistas dos filhos, os avós dos seus netos, os coordenadores de pastorais e movimentos dos membros destas mesmas, você deve ser catequista do seu irmão de comunidade. E se é catequista em primeiro lugar com a vida, com seu exemplo e depois com suas palavras e doutrinas. Quem não vive a fé não será capaz de anunciá-la, não terá eficácia, serão apenas palavras: “O homem contemporâneo escuta com mais satisfação os testemunhos do que os mestres, ou se escuta os mestres o faz porque são testemunhas” (Papa São Paulo VI).
Todos os catequistas devem ensinar a Cristo. O mundo e as coisas do mundo estão entrando demasiadamente na Igreja, nas paróquias, em nossas casas, em nossas pastorais e isto acontece pois estamos longe de Jesus. Quantas vezes nesta pandemia eu escutei as pessoas, quando não estavam reclamando, dizer que estavam lendo livros que há muito não liam, fazendo mais isso e aquilo, aprendendo uma língua, fazendo um curso online e não escutei ninguém que disse que estava lendo mais a Bíblia, para se aproximar mais de Jesus. Devemos ter os olhos fixos no Senhor e isso se faz através da leitura e meditação de sua Palavra.
“… que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?” Este ensinamento de Jesus deveria ser mais refletido pelos catequistas (aqueles que preparam os irmãos para os sacramentos e todos os outros que já mencionei), ou seja, deve ser refletido por todos nós cristãos (catequistas). Vivemos atrás das coisas do mundo e de suas realizações e nos esquecemos das coisas de Deus. Vivemos atrás do gozo deste mundo e nos esquecemos de que também devemos carregar a nossa cruz.
Parabéns a todos os catequistas (cristãos), continuemos seguindo a Jesus Cristo.