Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Festa da apresentação do Senhor, “Ser consagrado ao Senhor”

 

 

A Igreja celebra hoje a Festa da Apresentação do Senhor. Poderíamos nos perguntar o motivo de celebrarmos esta festa se hoje é domingo. Se alguma festa de Jesus Cristo: Apresentação, Batismo, Transfiguração, Exaltação da Santa Cruz; cair em algum domingo do Tempo Comum, elas são celebradas, pois são festas de Nosso Senhor Jesus Cristo; já as demais festas dos santos ou da Virgem Maria, não têm esta precedência, ao cair num domingo, então, elas são omitidas.

Jesus foi apresentado pelos seus pais no Templo de Jerusalém e assim consagrado ao Senhor pois era o filho primogênito de José e Maria. E de acordo com a Lei, todo primogênito de homens e animais deveriam ser consagrados ao Senhor, pertenciam a Deus e assim deveriam ser resgatados pelo sacrifício de outros animais. Como José e Maria eram pobres, fizeram o resgate com o mínimo possível, um par de pombinhos.

Jesus é Deus, não há unção ou consagração maior do que esta, mas Ele foi ser consagrado para mostrar a nós a necessidade de também, nós, sermos consagrados ao Senhor e o mais importante, de vivermos nossa consagração.

Jesus é o Ungido pelo Espírito Santo, consagração que nós também recebemos no dia do Batismo. Neste dia também fomos apresentados à Igreja como filhos de Deus e membros da Igreja, pertencentes àquela comunidade.

Viver nossa consagração batismal é viver segundo a luz de Cristo que nos iluminou a partir do nosso Batismo, viver como filhos e filhas da luz. Hoje celebramos a festa das luzes e também Nossa Senhora das Candeias (Nossa Senhora da Luz), pois ao celebrarmos a Luz do Mundo, Jesus Cristo, também somos chamados a olhar para Aquela que recebeu a Luz em seu ventre sagrado.

Viver, andar como filhos e filhas da Luz, neste mundo repleto pelas trevas do pecado, o maior de todos os males, este é o desafio que nos propõe esta festa, esta é a nossa missão de batizados. Deixemo-nos iluminar por Jesus, permitamos que a luz da fé acesa em nosso Batismo não nos abandone, assim iluminaremos o mundo em que vivemos.

 

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Santo Antônio – Damolândia
Rolar para cima