A Igreja celebra no 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor e celebra também o dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas, na firme certeza de que toda a vocação brota e se sustenta pela oração. Por isso não deixemos de pedir, de rezar pelas vocações. Nossa Diocese celebra de modo mais especial este dia, por estarmos vivendo o Ano Vocacional Diocesano, tempo de graça e de reflexão sobre o valor e a necessidade das vocações em nossas comunidades, uma comunidade sem padre, é uma comunidade sem vida, pois, o Cristo já pode não se fazer mais presente ali, ou permanece muito oculto em diversos elementos. Por isso, convida cada pessoa, cada pastoral e movimento de rezar, antes de suas reuniões e formações, um mistério do Santo Terço em especial pelas vocações sacerdotais e religiosas.
Ouvimos um trecho do capítulo 10 de São João, típico deste domingo e como o Bom Pastor das ovelhas, Jesus “chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora”. Jesus nos conhece pelo nome, Ele não nos conhece a todos, Ele conhece a cada um de nós, individualmente, com todas as nossas dificuldades e limitações, com todos nossos dons e talentos. Deus é nosso Pai, Jesus Cristo é nosso irmão, fazemos parte da Família de Deus, estamos na intimidade de Deus, somos íntimos dele e por isso é preciso permitir que Ele nos conduza.
Na maioria das vezes o Senhor não nos conduz de forma diretamente, Ele envia homens tementes a Ele para nos conduzir e que nós chamamos de pastores, e quem são eles? O pastor supremo da Igreja e ao mesmo tempo o “servo dos servos de Deus”, é o Santo Padre o Papa Francisco; ele é chamado servo dos servos de Deus, pois apesar de ocupar o grau mais alto do pastoreio aqui na terra, é aquele que não “veio para ser servido, mas para servir”, “o maior dentre vós, seja aquele que serve a todos”, e nosso Papa dá para nós este grande exemplo de serviço. O pastor da nossa Igreja local, nossa Diocese de Anápolis é nosso querido Bispo Diocesano D. João Wilk, auxiliado pelo nosso querido Bispo Auxiliar D. Dilmo Franco de Campos, a eles devemos nossa obediência e reverência, pois ao escutarmos a voz deles, estamos escutando a voz de Deus para nós e nossa comunidade. Em cada Paróquia existe um Pároco ou Administrador Paroquial que em nome do Bispo Diocesano administra e cuida de uma determinada Paróquia, é o pastor daquela comunidade, também aos nossos padres, apesar de suas dificuldades e misérias, precisamos ter obediência e reverência, pois Jesus concede a eles muitas graças e virtudes para desempenharem sua missão. Precisamos oferecer diariamente para todos os nossos pastores nossas orações, sacrifícios e jejuns. E mesmo que achemos que eles estão errados, são ignorantes ou outras realidades, não falemos mal dos nossos pastores, rezemos por eles.
Que neste dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais, rezemos pelas vocações de nossa Diocese e do mundo inteiro, reze também pelo seu padre ou pelos seus padres, eles necessitam de suas orações, são as suas orações que sustentam a vida e vocação deles.