Ensinamentos de Jesus
No Evangelho proclamado hoje pela liturgia da Igreja temos muitos ensinamentos de Jesus, que precisamos refletir e aplicar em nossa vida cristã.
“Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se” (Mc 3,24). A divisão traz sempre destruição uma vez que aquele que divide é o diabo. O próprio nome “diabo” significa “aquele que divide”, portanto, precisamos evitar todo o tipo de divisão. Aquele que une é o Espírito Santo, assim, todo o nosso esforço precisa se voltar para a unidade. Devemos trabalhar pela união dentro de nossas famílias, no nosso ambiente de trabalho, na nossa comunidade paroquial, na nossa comunidade religiosa, na vida sacerdotal, nas nossas pastorais e movimentos; assim estaremos servindo ao Espírito Santo; caso contrário, estaremos servindo ao diabo.
“Tudo será perdoado aos homens… Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo será culpado de um pecado eterno” (Mc 3,28-29). Como compreender isso diante da infinita misericórdia de Deus? Diz o Catecismo: “A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo” (1864). Assim a pessoa coloca uma barreira em relação à sua salvação, ela rejeita a misericórdia de Deus, muitas vezes achando que o seu pecado é maior do que a misericórdia de Deus. Ela não é salva, não porque Deus não queira ou não tenha poder para isso, mas porque Ele nos deu liberdade, e em sua liberdade a pessoa se recusa a aceitar a salvação que é proposta por Deus.
“Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3,35). E quem mais do que Nossa Senhora procurou fazer em sua vida a vontade de Deus? Desde a anunciação do anjo, o nascimento de seu Filho numa pobre gruta, a fuga para o Egito, a dura vida em Nazaré, a vida pública de seu Filho, os episódios da Paixão, Morte e Ressurreição, Ela estava lá fazendo em tudo a vontade de Deus. E para nos tornarmos da família de Jesus precisamos seguir os passos da Virgem Maria, ou seja, precisamos entrar na escola de Maria, Ela é o nosso grande exemplo.
Sejamos então, promotores da unidade, vivendo a união fraterna com todos e evitando todo o tipo de desunião; acreditemos sempre que a misericórdia de Deus é infinita e que Ele sempre poderá nos perdoar; e procuremos sempre fazer a vontade de Deus em nossa vida, estando na escola de Maria; estes são os ensinamentos de Jesus para nós hoje e para toda nossa vida.
foto: reprodução google