“Unidade na Província Eclesiástica de Goiânia” foi tema da reunião dos bispos

Com informações do Regional Centro-oeste da CNBB

Na sexta-feira, 20 de novembro, aconteceu a Reunião dos Bispos da Província Eclesiástica de Goiânia, presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz, que é o moderador da província. Todos os bispos diocesanos e auxiliares das oito dioceses que pertencem à província estiveram presentes. Compõem essa província, as seguintes dioceses: Arquidiocese de Goiânia, e dioceses de Goiás, Anápolis, Itumbiara, Ipameri, São Luís de Montes Belos, Rubiataba-Mozarlândia e Jataí.

Foram tratados nesta reunião os seguintes temas: a fraternidade e a unidade dos bispos da província e houve uma troca de experiências sobre os casos de padres que deixam o ministério. De acordo com o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, também se tratou longamente de organizar e incentivar os padres da província para realizar estudos eclesiásticos e voltarem as ajudar as suas dioceses. “Esses padres também podem ajudar lecionando no Instituto de Teologia e Filosofia, em Goiânia”, afirmou.

Dom Dilmo Franco de Campos, bispo auxiliar de Anápolis, falou “que foi muito bom encontrar os bispos da província”. O bispo relatou que tiveram uma conversa voltada para o ser, partilhar a vida e caminhada da Diocese, visando o crescimento e a mútua ajuda. “Dom Washington fez um retrospecto da província o que foi muito enriquecedor”, pontuou. Segundo o bispo diocesano, Dom João Wilk , “o Regional tem as suas atribuições específicas para as duas províncias”. Para ele, “essa reunião tem uma configuração de partilha, lugar de pedir ajuda e de ser ajudado”, disse.

Na ocasião, foi dada as boas-vindas a Dom Lindomar Rocha, bispo diocesano de São Luís de Montes Belos; Dom Jeová Elias, bispo diocesano de Goiás; e mons. Francisco Agamenilton, bispo eleito para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia e que será ordenado no próximo dia 6 de dezembro. Também fizeram suas despedidas Dom Moacir Silva Arantes, bispo transferido para a Diocese de Barreiras (BA) e mons. Vanildo, administrador diocesano de Rubiataba-Mozarlândia.

A reunião foi encerrada com um almoço oferecido pelo Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia, onde aconteceu a reunião.

Províncias Eclesiásticas

As províncias eclesiásticas existem para que se promova uma ação pastoral mais eficaz que é comum às diversas dioceses que são vizinhas umas das outras de acordo com as condições dos lugares, das pessoas, dos fiéis em geral. As províncias devem fomentar as relações entre os bispos diocesanos. É um grupo de províncias, dioceses que se agrupam próximas umas das outras no mesmo território. A província eclesiástica é presidida pelo metropolita que é o moderador, que neste caso de Goiânia é Dom Washington Cruz.

Foto: Regional Centro-Oeste, CNBB