Unidade e Planejamento: Dom Dilmo lidera reunião na Cúria Diocesana

Na manhã desta quarta-feira (03), foi realizada na Cúria Diocesana uma reunião liderada pelo bispo auxiliar, Dom Dilmo Franco, juntamente com seus colaboradores. O encontro, marcado por reflexões e planejamento estratégico, teve como objetivo revisar e reafirmar os princípios fundamentais que regem a organização eclesiástica, bem como definir diretrizes para os próximos meses.

Sob a condução de Dom Dilmo, os participantes iniciaram a reunião com uma oração, seguida pela retomada do livro “Cúria Diocesana – Gestão Organizacional”, de autoria de Dom Edson Oriolo. Este momento serviu como base para a discussão de quatro princípios basilares:

1. O tempo é superior ao espaço: Inspirado nas palavras do Evangelho de Mateus (20,28), refletiu-se sobre a importância de trabalhar a longo prazo, sem obsessão por resultados imediatos. Reconheceu-se que é no tempo que as mudanças acontecem e que cada espaço requer um comportamento adequado. A reunião reforçou a necessidade de respeitar o tempo presente, sem acomodação aos erros, e investir no protagonismo das pessoas para melhor servir à comunidade.
  2. A unidade prevalece sobre os conflitos: Inspirado na parábola do bom samaritano do Evangelho de Lucas (10,25-37), discutiu-se a importância de enfrentar os conflitos de maneira madura e construtiva. Reconheceu-se que os conflitos, quando bem gerenciados, podem levar a mudanças necessárias e positivas na instituição eclesiástica. Destacou-se também a necessidade de uma linguagem unificada entre a diocese e as paróquias para melhor atender aos fiéis.
  3. A realidade é mais importante que a ideia: Refletiu-se sobre a importância de discernir entre as ideias e a realidade concreta, selecionando aquelas que são possíveis de realizar. Reconheceu-se que a realidade está interligada às ideias, mas é necessário priorizar ações concretas que atendam às necessidades da comunidade.
  4. O todo é superior à parte: Inspirado na figura do poliedro, destacou-se a importância de considerar a interconexão entre diversas ideias e realidades. Reconheceu-se que a organização eclesiástica funciona como um conjunto, onde cada parte contribui para o todo.

Além desses princípios, foram discutidas questões práticas, como a agenda para o primeiro e segundo semestre de 2024, destacando eventos importantes como o Encontro dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE), a Eleição do Conselho Presbiteral e a Formação das Secretárias(os).

A reunião reafirmou o compromisso com uma gestão transparente, baseada nos princípios do Evangelho, visando sempre o bem-estar espiritual e pastoral da diocese. Evidenciando-se a importância do diálogo, da unidade e do trabalho conjunto para enfrentar os desafios e promover o crescimento da fé na comunidade.