Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: “Demos graças a Deus!”

Nesta noite do dia 31 damos graças a Deus por tudo o que Ele nos concedeu durante este ano de 2023, temos muitos motivos para render graças a Deus, “em tudo dai graças” por isso somos convidados a entoar o hino Te Deum laudamus (A vós Senhor louvamos), para muitos, foram dias difíceis, entretanto, passamos por eles e estamos aqui para agradecer ao Senhor por nos ter dado a força e a graça da perseverança. E no dia 01° pedimos a Ele, por intercessão de Maria, sua proteção para o ano que está iniciando, especialmente o grande dom da paz.

Terminamos e começamos o ano contemplando a Mãe de Deus e nossa Mãe, a Virgem Maria, e desta forma contemplamos Nosso Senhor Jesus Cristo o princípio e o centro de nossa fé. Quando nos referimos a Maria, sempre estaremos com Jesus Cristo, Ela sempre nos apontará seu Filho. “Maria é totalmente Mãe porque esteve em total relação com Cristo; por isso, honrando- a, o Filho é ainda mais glorificado”, pois Ela leva seus louvores para o trono da

Majestade de Deus. “Na verdade, as leituras bíblicas põem a tônica no filho de Maria’ e no ‘Nome do Senhor’, mais do que em Maria”, como por exemplo na oração do Santo Rosário, contemplamos os mistérios da vida de Cristo, e oração mariana, mas profundamente cristológica.

Com a chegada dos pastores, com tudo aquilo que eles falavam a respeito de Jesus, e os anjos haviam dito muitas coisas a eles, a atitude de Maria é de guardar todas estas coisas no coração. Sua atitude não foi de querer entender, compreender e assim dominar estes fatos e realidades, mas de ficar com tudo isso no íntimo do coração, refletindo, rezando e acima de tudo aceitando em tudo a vontade de Deus. O aceitar a vontade de Deus é algo que precisamos aprender com Maria, guardando Sua vontade no íntimo de nossos corações.

A história da salvação se realiza em nós, através da vontade de Deus, não somos nós seus autores, mas aqueles que recebem um dom de Deus, para ser administrado e cuidado durante nossas vidas, mas Deus quis precisar do nosso sim e da nossa disponibilidade para agir neste mundo. “O título Mãe de Deus, exprime a missão de Maria na história da salvação, que está na base do culto e da devoção do povo cristão, uma vez que Maria não recebeu o dom de Deus só para si, mas para levá-lo ao mundo”.

Terminamos o ano civil diante do altar do Senhor, aos pés de sua Mãe, que sempre nos aponta seu Filho Jesus; e iniciamos o novo ano civil da mesma forma. Imploremos ao Senhor a graça de sermos vigilantes, de podermos nos conservar na sua graça e assim, consequentemente estaremos em paz. Que a Virgem Maria seja nosso exemplo, nossa guia, nosso auxílio durante a caminhada deste ano de 2024, e que seja um ano que possamos vencer em nos a maior de todas as doenças, o pecado. Que sejamos ricamente abençoados como nas palavras da leitura de hoje: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” Amém.

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Imaculado Coração de Maria - Nerópolis.
Rolar para cima