“Foi das escuras águas do Rio Paraíba que em outubro de 1717 três pescadores retiraram a imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia entraram para a história da fé católica brasileira e foram os primeiros agraciados pela ação de Deus em Nossa Senhora: depois de retirada das águas, e com a imagem já dentro do barco, os pescadores que antes não tinham conseguido pescar sequer um lambari, conseguiram apanhar quantidade abundante de peixes”.
Assim inicia a história de Nossa Senhora Aparecida em meio ao povo brasileiro. Numa época onde os negros eram escravos, a Virgem Maria aparece negra, como eles, para trazer esperança e um alento em meio a seus tantos sofrimentos. Desta forma, a Mãe de Deus não nos deixa sozinhos em meio aos nossos tantos sofrimentos e dificuldades da vida, Ela é toda humana, Ela nos compreende, nos entende e caminha conosco. Nos foi dada por Deus, que não nos abandona, que está sempre junto de nós.
Celebrar a Virgem Maria é celebrar sua constante intercessão a Jesus Cristo por nós seus filhos e filhas. Assim como nas Bodas de Caná da Galileia, assim em nossos dias ela continua como Mãe atenta e intercessora.
O início dos milagres de Jesus, o vinho novo que Ele veio trazer da Redenção e Salvação da humanidade é precedido pelo pedido materno de Maria. Na sua humildade e simplicidade Maria intercede por aqueles noivos da festa de casamento, mostrando para nós que em nossos tantos problemas, Ela não nos abandona. Ela é a Mãe atenta e solícita, que sabe das necessidades de seus filhos e filhas e por isso nunca se cansa de pedir pelos filhos ao seu Divino Filho.
Se pedimos a Ela, pela poderosa proteção de Seu Filho Jesus Cristo, o vinho da alegria, da fidelidade, do amor e vida eterna nunca irá acabar em nossas vidas. Aos casais em dificuldades em seu matrimônio, nunca deixe de pedir a Maria o vinho da fidelidade, é isto que trará de volta novamente a felicidade.
Confiemos nossa vida, nossa missão, nossas comunidades à poderosa intercessão da Virgem de Aparecida, para que possamos ver a prosperidade de nosso país, nossa Diocese e nossas famílias.