De 21 a 24 de outubro, os bispos do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia, para o terceiro e último Conselho Episcopal Regional (CONSER) de 2025. O encontro reuniu os 12 bispos das dioceses do estado de Goiás, o arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil e contou com a presença do secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, que presidiu a missa de abertura no dia 21.
Durante os dias de encontro, os bispos refletiram sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que deverão ser aprovadas na próxima Assembleia Geral da CNBB, em 2026. Em sua fala, Dom Ricardo destacou o papel missionário da Igreja na região. “Precisamos nesta porção da Igreja levar o próprio Cristo aos corações que ainda não o receberam. Nosso trabalho no CONSER, além de um momento fraterno e colegial, é de avançarmos no trabalho pastoral e nos projetos para os próximos anos”, afirmou.
O bispo de Luziânia e secretário do Regional, Dom Agamenilton Damascena, ressaltou o caráter espiritual e de comunhão do encontro. “O CONSER é sempre um tempo de se abrir para Deus, a fim de que ele ilumine a nossa mente e o nosso coração, para voltarmos às nossas dioceses com novas ideias e mais dispostos a ajudar nossos irmãos e irmãs a seguirem Jesus: caminho, verdade e vida.”
A programação também contou com a participação da professora Nicale Bleyer, geógrafa e coordenadora acadêmica do Memorial do Cerrado, da PUC Goiás. Ela apresentou uma reflexão sobre o bioma Cerrado e os desafios para sua preservação, propondo a criação de um instituto específico voltado à sua proteção. “Como sociedade e universidade, precisamos dar as mãos numa luta coletiva em prol do fortalecimento dos serviços ecológicos desse bioma”, afirmou.
Avaliação Anual do Regional
Encerrando a semana de atividades, nos dias 24 e 25 de outubro, foi realizada a Avaliação Anual do Regional Centro-Oeste da CNBB, com a participação de coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de movimentos e organismos e coordenadores regionais de pastorais. A Diocese de Anápolis esteve representada pelo coordenador diocesano de pastoral e chanceler, Pe. Rogério Silva de Moraes, e pelo coordenador da Animação Bíblica da Pastoral, Pe. Carlito Bernardes de Oliveira Júnior.
Ao final dos encontros, presidente do Regional Centro-Oeste e bispo coadjutor de Anápolis, Dom Waldemar Passini, avaliou positivamente os dias de trabalho e destacou a importância da partilha e da escuta entre os bispos e agentes pastorais. “É um momento ímpar de olhar para a caminhada da Igreja no Centro-Oeste, perceber os passos dados e os desafios que ainda temos para superar. A presença de Dom Ricardo Hoepers e da professora Nicale enriqueceu nossas reflexões e nos ajudou a ampliar o olhar sobre a missão da Igreja e o cuidado com a Casa Comum.”


*Com informações e fotos do Regional Centro-Oeste da CNBB.
