Pensamento do Papa Francisco

Francisco1

7. A crise econômica segundo o Papa Francisco.

O Papa aproveita as diversas ocasiões para promover a solidariedade, para lembrar dos pobres, para recordar que estamos frequentemente criando ídolos que nos separam de Deus e dos demais. Na verdade, a ética relativista tem como pressuposto a negação de Deus. Francisco disse a um grupo de embaixadores as seguintes palavras que manifestam uma consciência que pede aos gritos que se defenda o bem comum: “Eu amo a todos, ricos e pobres; mas tenho o dever de recordar ao rico, em nome de Cristo, que deve ajudar o pobre, respeitá-lo, promovê-lo. Por isso, o Papa exorta à solidariedade desinteressada e a um retorno à ética que favoreça o homem na realidade financeira e económica” (Discurso, 16/05/2013, a embaixadores credenciados).O que o Papa pensa sobre a crise econômica? Francisco pensa que é uma crise muito mais global e muito mais profunda: é uma crise de humanidade. “A crise atual não é apenas económica; não é uma crise cultural. É uma crise do homem: o que está em crise é o homem! E o que pode ser destruído é o homem! Mas o homem é a imagem de Deus! Por isso, é uma crise profunda! Neste tempo de crise, não podemos preocupar-nos só com nós mesmos, fecharmo-nos na solidão, no desânimo, numa sensação de impotência face aos problemas. Não se fechem, por favor! Isto é um perigo” (Discurso, 18/05/2013, na vigília de Pentecostes).Como a crise é uma crise de humanidade, não podemos esquecer uma dimensão importantíssima do ser humano, sua dimensão religiosa. Aos parlamentares franceses, o Papa não fez uma crítica ao princípio da laicidade do Estado, tão somente disse que ela não pode incluir hostilidade para com a religião e os princípios ético-religiosos (cf. Discurso, 15/05/2013, a parlamentares franceses). Uma coisa é a laicidade, na qual o Estado tem a sua própria autonomia e a Igreja tem a sua; outra coisa é o laicismo, que sempre se apresenta raivoso contra a Igreja e não respeita a missão própria da Igreja.