Participantes de Anápolis retornam da 1ª Experiência Vocacional Missionária Nacional

Foto: Arquivo pessoal/Marcus Rangel

Entre os dias 5 e 17 de janeiro, foi realizada em Manaus, a I Experiência Vocacional Missionária Nacional. Intitulada de “Pés a caminho”, a missão reuniu cerca de 280 participantes entre seminaristas, membros da juventude missionária, religiosos e religiosas, padres, diáconos e ainda alguns bispos de todas as regiões do Brasil.

Três seminaristas da Diocese de Anápolis estiveram presentes no evento: Gean Cácio, Hiago Moreira e Marcus Rangel. Além deles, o reitor do Seminário Maior Diocesano “Imaculado Coração de Maria”, padre Anevair José da Silva, também participou da experiência.

A experiência tinha como objetivo “oferecer aos participantes a oportunidade de perceber e assumir na prática a experiência missionária” e também “sensibilizar os participantes sobre a corresponsabilidade pelo cuidado da Amazônia, seja no compromisso da evangelização dos seus povos, seja na preservação da sua biodiversidade”, de acordo com Marcus Vinícius.

O evento contou com momento teórico que preparou a missão, onde os participantes puderam refletir sobre a espiritualidade missionária e o segundo momento foi caracterizado pela parte prática, onde eles foram enviados para as comunidades de Manaus e região.

O seminarista explicou que padre Anevair José foi enviado para área missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea, Hiago Moreira foi enviado para a área missionária São Pedro apóstolo, em Manaus e Gean Cácio foi enviado pra a área missionária São Francisco das Chagas, em Manaus. Por sua vez, ele foi enviado para área missionária São Lucas, também em Manaus.

Segundo Marcus Rangel, após nove dias de trabalhos nas comunidades todos se reuniram novamente para uma avaliação da missão. “Nesses dias os missionários puderam ver e ouvir a realidade da Igreja amazônica e viver junto com a comunidade sendo presença de uma Igreja em saída”, disse.

O encerramento se deu no último dia 16, com uma Santa Missa presidida pelo cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus. As palavras usadas para resumir a I Experiência Vocacional Missionária Nacional foram admiração, encantamento e gratidão.

Confira os registros da missão em Manaus:

 

Ir para o topo