Paróquia em Jaraguá é dedicada a São José

Na noite do último domingo, dia 5, em Jaraguá, foi realizada a dedicação da Paróquia São José durante uma Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, Dom João Wilk. A nova Matriz está situada na Av. Ferreira Rios, na Vila São José. A Paróquia foi criada em 1º de maio de 2011 e, antes de sua ereção a paróquia, era uma Capela pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Com o passar dos anos, a comunidade cresceu, um centro catequético foi construído e também a sede da Matriz dedicada no último domingo. Além do bispo, participaram do rito de Dedicação da Igreja e Consagração do Altar, o atual pároco Pe. Antônio Carlos Pereira Vieira e muitos fiéis da comunidade.

Fora a Matriz, a paróquia conta com cinco capelas, a Capela São Sebastião, Capela Sagrado Coração de Jesus, Capela Nossa Sra. das Graças, Capela Divino Pai Eterno e a Capela Nossa Senhora de Fátima. Já o território pastoral abrange as seguintes localidades:  Vila São José, São Sebastião, Santa Fé, Vila do Sol, Popular, Vila Rio Vermelho, Vila Mutirão, Vila Natalina, Vila Redenção, Vila Solidariedade, Vila Alegre, Jardim Atlântico, Jardim das Vivendas, Jardim Vera Cruz e Loteamento Maria Totó. Povoados de Mirilândia e Artulândia. Fazenda Bom Jesus e Fazenda Lages.

Dedicação da Igreja e Consagração do Altar

Durante a celebração de dedicação de uma paróquia, uma série de ritos são realizados, como a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e o rito da Palavra e da Eucaristia. Veja as explicações de cada um:

• A água aspergida logo no início é um clamor para que todo local seja purificado, lavado por Deus tanto as paredes quanto cada fiel que participar, é um rito penitencial, por isso não há o ato penitencial como de costume;
  • As unções do altar e das paredes ungem a mesa que será usada para o Sacrifício Eucarístico, a unção ainda exala o belo e agradável odor do qual todos somos chamados a exalar, o odor de Cristo (2Cor 2,15);
  • O incenso, a fumaça que sobe aos céus representam as nossas orações, nossos pedidos elevados ao Pai. Desde os primeiros séculos, celebrava-se nas catacumbas sobre as relíquias dos mártires;
  • A deposição das relíquias no altar – hoje não mais exigido que seja de um mártir – nos recorda a doação, a entrega dos santos como resposta ao amor Divino;

Por sua vez, a iluminação representa Cristo, que é a Luz que ilumina, a Luz por excelência que nos tirou da escuridão, por Ele somos iluminados, por Ele também iluminaremos onde chegarmos, levando a luz que é Cristo. Por isso, sempre que entrarmos numa igreja, devemos expressar o devido respeito e amor por cada espaço, é um local sagrado, onde Deus manifesta a Sua glória e misericórdia, um local de encontro com o Pai por meio de Jesus Cristo no Espírito Santo.

O rito de dedicação de uma igreja diz muito sobre a fé católica. É uma celebração que se deve viver com muita piedade e atenção, uma vez que, a unção, a incensação, o revestimento e a iluminação do altar exprimem alguns aspectos da obra invisível que o Senhor realiza por meio da Igreja quando os divinos mistérios são celebrados.

Despedida do pároco

Ao final da Celebração de domingo foi realizada a leitura da Ata de Dedicação da Paróquia que será transcrita no livro tombo da Paróquia e da Diocese para que fique gravado nos anais históricos este momento tão importante para a comunidade de Jaraguá. Na ocasião os paroquianos também aproveitaram para prestar suas homenagens e agradecimentos ao Pe. Antônio Carlos Pereira Vieira que se despede da Paróquia São José, em Jaraguá e parte para sua nova missão na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Anápolis. A partir da próxima sexta-feira (10), o novo administrador paroquial Pe. Bruno Tavares da Silva, toma posse canônica e será recebido pela comunidade da Paróquia São José.

Fotos: Pascom Paróquia São José

Texto: Pascom Diocesana, com informações da Canção Nova