Mensagem anual ressalta a necessidade de cuidado espiritual e apoio concreto aos menos favorecidos
Na última quinta-feira, 13 de junho, dia de Santo Antônio de Pádua, padroeiro dos pobres, a Santa Sé divulgou a mensagem do Papa Francisco para o VIII Dia Mundial dos Pobres que será celebrado em 17 de novembro. Com o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus”, o Pontífice destacou a importância da esperança cristã, que inclui a certeza de que a oração dos necessitados chega à presença de Deus.
O Papa ressaltou a necessidade de cuidado espiritual dos pobres, enfatizando que a maioria deles possui uma abertura especial à fé e carece de apoio espiritual. Encorajou a oferecer amizade, bênção, a Palavra de Deus, a celebração dos Sacramentos e um caminho de crescimento na fé aos menos favorecidos.
Além disso, Francisco exortou à ação concreta em comunidade, destacando que a oração sem obras é vã, e que a caridade sem oração pode se tornar uma filantropia vazia. Ele incentivou a manter um coração humilde e confiante em Deus, vigilante com a força e perseverança que vêm do Espírito Santo.
O Dia Mundial dos Pobres, celebrado anualmente no domingo anterior à Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, é um compromisso nas comunidades eclesiais. É uma oportunidade para ajudar os pobres de forma concreta e reconhecer o trabalho voluntário dedicado aos mais necessitados. O Papa enfatizou a importância de unir a oração à ação em prol dos menos favorecidos, ressaltando a necessidade de uma fé ativa e solidária para com aqueles que mais precisam.
Francisco concluiu sua mensagem exortando a todos a se tornarem “peregrinos da esperança” e a valorizar os pequenos gestos de amor no dia a dia, reforçando a importância de uma abordagem compassiva e comprometida diante da realidade dos pobres e marginalizados em nossa sociedade.
*Com informações do Vatican News Foto: Reprodução/G1/Guglielmo Mangiapane