O Papa Francisco convida os fiéis a celebrarem a Semana Laudato Si’, de 16 a 24 de maio de 2020, para marcar os cinco anos da publicação da Encíclica.
“Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, as crianças que estão crescendo? Motivado por essa pergunta, gostaria de convidá-los a participar da Semana Laudato Si'”, afirma o Pontífice na mensagem.
“Renovo o meu chamado urgente por uma resposta à crise ecológica. O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais. Cuidemos da criação, dom de nosso bom Deus criador. Celebremos juntos a Semana Laudato Si’. Que Deus os abençoe e não se esqueçam de rezar por mim.”
Trata-se de uma iniciativa concreta para que as paróquias, comunidades religiosas, dioceses, escolas e outras instituições católicas reflitam e aprofundem seu engajamento com a Encíclica .
As comunidades são convidadas a avaliar com honestidade as ações que já foram tomadas e a se comprometerem a dar o próximo passo juntas.
Todas as ações são bem-vindas, de acordo com as necessidades e o contexto de cada instituição. Sugestão de orientações sobre ações de grande impacto se encontra disponível no site da Semana Laudato Si’.
Há o kit de recursos para planejar e implementar ações, assim como materiais promocionais para compartilhar notícias sobre as atividades.
Papa visitará região degradada no sul da Itália
O quinto aniversário da Laudato Si’ coincide com eventos de grande marco para que a humanidade encontre soluções para a crise ambiental. Este ano, é o prazo limite para os países anunciarem seus planos para responder aos objetivos do acordo climático de Paris. Neste ano, também haverá a conferência de biodiversidade da ONU, em que serão estabelecidos alvos significativos para proteger os lugares e as espécies que sustentam a vida.
O Papa Francisco celebrará o aniversário da Laudato Si’ no dia 24 de maio, visitando a “Terra dei Fuochi”, perto de Nápoles, no sul da Itália, onde incêndios e resíduos tóxicos poluíram o meio ambiente, com graves danos à população local.
A Semana Laudato Si’ é patrocinada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com o Movimento Católico Global pelo Clima e o Renova+.
Fonte: Vatican News