O Fim do Mundo
Sabemos que esse mundo vai passar e chegará o seu fim. O próprio Jesus Cristo nos deu a conhecer essa realidade que há de acontecer, que o mundo vai acabar, sem, porém, revelar qual dia será esse. Uma série de imperativos tentará nos aproximar do assombro deste dia. Por isso Jesus nos diz: levantai-vos, erguei a cabeça, tomai cuidado, ficai atentos, orai (Cf. Lc 21, 28.34-35). E as recomendações de Nosso Senhor são claras. Olha os sinais de ordem natural como o sol, a lua e as estrelas. Não serão os mesmos. O universo tremerá diante da vindo do Senhor com glória e poder. As nações vão perceber. Imagina que os homens vão desmaiar de medo. Não será uma coisa fácil, mas será seríssimo o que vai acontecer. Mas o que vem disso? O Filho do Homem, Jesus Cristo. Vem um grande bem, a glória e o poder de Deus. Após essa grande tribulação, o Senhor estabelecerá um novo céu e uma nova terra.
Mas o Senhor nos alertou de estar preparado, vigiando esse dia. Um grande perigo é que nossos corações podem ser tornar insensíveis para a realidade sobrenatural. O acostumar com essa vida terrena, pode nos levar a não valorizar a vida eterna. Até o Senhor nos alertou algumas causas dessa insensibidade. Veja a gula: é comer além do necessário para se alimentar. Para alguns o prazer de comer passou a ser um fim em si mesmo, esse é o erro. Se frustram quando a refeição não é suculenta e variada. A embriaguez: é uma alteração do estado de consciência devido a um aumento do volume de álcool no sangue, remetendo a um aumento do volume de álcool no cérebro o que causa a embriaguez. Por isso ele não sabe o que faz e nem se lembra. As preocupações da vida: onde se gasta o tempo e a vida em razão de algo que está aquém do nosso alcance e que não depende de nós simplesmente. A insensibilidade da alma pode nos levar a perder o caminho da salvação e deixar de lado a realidade divina. Como hoje em dia existem pessoas alheias a Deus, ao espiritual, vazias e sem sentido para a vida após a morte. Que surpresa terão ao encontrarem com o Senhor. Será espantoso e só Deus sabe o que vai acontecer.
A última recomendação do Senhor é vigiar. Esse tempo do advento serve para nos lembrar a necessidade de estar sempre preparados para a segunda vinda de Jesus Cristo. Devemos estar preparados para estar de pé diante do Senhor. E essa vinda do Senhor pode ser no dia da nossa morte, que não sabemos o dia. Vivamos numa contínua vigilância que é a luta constante para não nos apegarmos às coisas deste mundo e estarmos em oração unidos a Deus. Mas como fazer isso? Busque o Senhor, deixe essas ilusões do mundo e da moda. Dê valor ao que é espiritual, virtuoso e nobre. Não seja guloso, não ande embriagado e nem deixe que a ansiedade domine seu interior. Fica preparado. O Senhor está consigo.