O que a Quarta-feira de Cinzas nos ensina?

Que a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma é de conhecimento comum (ou deveria ser) a todos os católicos, mas você sabe o que mais está por trás dessa comemoração? O padre Fábio Carlos de Araújo, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Nerópolis fala um pouco mais sobre a data, a imposição das Cinzas e os significados de tal rito.

A celebração de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e voltar-se para Deus. Para os cristãos, as cinzas bentas colocadas sobre as cabeças são uma lembrança da morte, ‘que somos pó e ao pó voltaremos’ (Gn 3, 19).

Conforme explica o sacerdote, a Igreja celebra na Quarta-Feira de Cinzas o início do Tempo da Quaresma, recordando as obras que são características deste tempo: jejum, oração e esmola (caridade). O objetivo do rito é levar ao arrependimento dos pecados, é lembrar que não se pode apegar-se a esta vida e que a morada definitiva é no céu. “Eis o tempo de conversão”, é comum ouvir-se.

O principal meio que vai conduzir os católicos nesse caminho de conversão e afastamento do pecado é a penitência, mas não somente com as práticas externas da quaresma (jejum, esmola, mortificação) indicadas por Jesus no Evangelho. Pode-se e deve-se fazer os propósitos, mas os mesmos terão sido em vão ao fim dos quarenta dias sem a verdadeira disposição que converte.

As cinzas recordam o povo do Antigo Testamento que em sinal de penitência as colocavam sobre a cabeça. Hoje também se recorda as palavras do Gênesis, “lembra-te que és pó e ao pó irás voltar”, o que leva à humildade e ao reconhecimento de que diante da grandeza de Deus não somos nada, diz padre Fábio.

“Devemos viver de forma diferente”

Além disso, o clérigo afirma que a ligação entra a celebração das Cinzas e a Quaresma está no fato de ser o início do caminho quaresmal e que recorda as suas grandes obras. “Devemos viver de forma diferente este tempo da vida da Igreja, para que esta conversão possa acompanhar-nos todos os dias de nossas vidas”, pontua.

As cinzas impostas são provenientes da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Além disso, no Brasil a Quarta-feira de Cinzas marca a abertura oficial da Campanha da Fraternidade que neste ano tem como tema: “Fraternidade e fome”, e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Na Diocese de Anápolis a programação das celebrações na próxima quarta-feira (22) ficará a cargo de cada paróquia. Os bispos celebrarão na Catedral Diocesana às 7h. Abaixo, disponibilizamos os horários em algumas comunidades de Anápolis e outras cidades:

Igreja Matriz de Sant’Ana – Anápolis

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Anápolis