Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

O bispo auxiliar Dom Dilmo envia mensagem para uma boa vivência do tempo quaresmal

Quaresma, tempo forte!

Caríssimo(a) irmão(ã), a paz esteja no teu coração.

Quando estamos dirigindo um carro e a subida ou a descida é muito íngreme, precisamos colocar uma “marcha forte” que nos possibilite subir sem deixar o carro morrer ou apagar, ou então descer com mais segurança.

Vivemos o tempo do Natal e parte do tempo comum, festivo e cotidiano. A quaresma nos convida a olhar com mais atenção para a nossa vida espiritual, para a nossa relação com Deus e com as pessoas. É um tempo que naturalmente nos chama a ter mais tempo de silêncio, não só exterior, mas interior também. É um tempo forte de que? De oração, de Jejum e de caridade.

Jesus vence as tentações do demônio no deserto, pois a vontade de Jesus é forte. Nós pecamos porque a nossa vontade é fraca. A oração, o jejum e a caridade são ações que ajudam a disciplinar e fortalecer a nossa vontade para permanecer em Deus.

Dom Henrique Soares deixou para nós cinco conselhos para viver bem a quaresma e gostaria de partilhar contigo, para que na tua liberdade, possa aderir de corpo e alma, literalmente, a este tempo forte que é a quaresma.

1º A oração: acrescente uma oração ao que já rezas cotidianamente. Seja a Via-Sacra, a ladainha de Nossa Senhora, o Terço, uma dezena do terço se achar que o terço é muito, visita ao Santíssimo e etc. ; mas de maneira que acrescente algo na tua oração diária.

2º Penitência: aqui não tem conversa, é na comida mesmo ou bebida. Tire algo de que gostas e deixes de comer ou beber durante toda a quaresma. Mas, tem que ser algo que de fato vais sentir falta. E se porventura, durante a quaresma se pegar comendo ou bebendo aquilo que não devia, não deixes de terminar e nem mudes o teu propósito.

3º Caridade: faça algo que no ordinário da tua vida não tens feito. Visitar um doente, com cuidado neste tempo de pandemia; visitar os presos; ajudar de maneira substancial uma pessoa ou uma família carente; olhar as roupas, sapatos e afins que estão em bom uso, mas que passou um ano e sequer foi usado e doar para um bazar caritativo; visitar e fazer as pazes com alguém que rompeu as relações.

4º Bíblia: escolher um livro da Bíblia para ler durante esta quaresma. A Bíblia tem 72 livros, escolha um leia um trecho diariamente, de forma que no fim da quaresma tenha concluído a leitura.

5º Vício: escolha um vício que tens para tirá-lo da tua vida. Se és viciado em celular, redes sociais, X-box, jogos on-line, se a língua é comprida, se o pavio é curto, se fala palavrões, se age com maldade ou com malícia, se permite pornografia na tua vida, e a lista continua… então, reflita qual vício mais tem prejudicado a tua vida, a vida da tua família, o teu relacionamento conjugal e nesta quaresma tire-o da tua vida de uma vez para sempre. Peça a Deus a graça, pois quando nós procuramos o Senhor Ele se adianta e vem ao nosso encontro.

Aproveite para fazer uma bela confissão para experimentar a paz proveniente do perdão que o Senhor constantemente nos oferece. O Papa Francisco disse que Deus nunca se cansa de nos perdoar, nós é que nós cansamos de pedir perdão. Então, nunca se canse de pedir perdão. Pois, continua ele, a “quaresma é uma viagem de regresso para Deus”.

Feliz, Santa e abençoada quaresma!!! Deus te abençoe.

Em Cristo,

+Dilmo Franco de Campos

Rolar para cima