Neste mês, toda a sociedade é chamada a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e adotar práticas sustentáveis que contribuam para a preservação ambiental.
A Campanha ‘’ Junho Verde’’ foi instituída neste mês onde se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) que tem por objetivo promover ações e o entendimento sobre o cuidado com o planeta.
Junho Verde e a Igreja
Para enfatizar a importância da conservação do Meio Ambiente contribuindo para o bem comum, pastorais mobilizam os fiéis em todo o país para ações e práticas de conscientização durante todo o mês, realizando atividades educativas como seminários.
A Campanha Junho Verde tem fundamento essencial no magistério do Papa Francisco, que ensina, à luz da fé que a Criação de Deus deve coabitar o planeta em harmonia. Sendo assim, tudo que está em desarmonia com o equilíbrio da Criação desvia da vontade de Deus.
O Papa Francisco, em sua encíclica Laudato si’ – sobre o cuidado com a casa comum, destaca uma profunda sobre o ser humano e o meio ambiente, permitindo compreender que não é possível existir humanidade saudável em um planeta adoecido.
O Santo Padre evidencia que as crises ambiental e social, são inseparáveis, assim, entende-as como um só desafio. O papa revela a complexidade do momento que enfrentamos ensinando que o cuidado com o planeta é exigência cidadã e, ao mesmo tempo, compromisso de fé daqueles que creem no Deus Criador.
Informações: CNBB