O clero da Diocese de Anápolis esteve reunido na manhã desta quinta-feira (27) na Paróquia São José em Jaraguá. O encontro foi dirigido por Dom João Wilk e contou com dezenas de padres, diáconos e religiosos que atuam em Anápolis.
Além da oração comunitária diante do Santíssimo Sacramento, o encontro teve como destaque uma conferência dada pelo reitor do Seminário Arquidiocesano de Goiânia, Pe José Luiz da Silva. Com o tema: “A nossa importância no despertar das vocações ao ministério ordenado e à vida consagrada”, o reitor destacou a responsabilidade do clero no desafio eclesiológico das vocações.
A missão da Pastoral Vocacional é levar a Jesus, como mediadores, para servir ao florescimento e maturação das vocações sacerdotais. Pe José Luiz destacou que a missão dos presbíteros se assemelha a missão do Apóstolo André, que mediou o encontro de seu irmão com Jesus. Neste sentido, segundo ele, na promoção das vocações sacerdotais, o acompanhamento dos jovens deve ser do sacerdote, “não pode ser terceirizado”. “A responsabilidade do cultivo das vocações não é da Pastoral Vocacional, é do presbitério”, afirmou.
Para promover as vocações sacerdotais, citando os documentos da Igreja, o padre indicou os caminhos da oração, do testemunho, da iniciativa (aproximação), do acompanhar e do discernimento. Também foram temas da reunião do clero, a formação da Pastoral da educação, as atividades do ano Vocacional e a atualização do clero, que neste ano, abordará a temática da Liturgia.