Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Finados: Para conter aglomerações não serão realizadas celebrações religiosas nos cemitérios, em Anápolis

 

A Igreja Católica celebra na próxima segunda-feira, 2 de novembro, o dia dos Fieis Defuntos, mas conhecido como dia dos Finados. Este ano em cumprimento dos decretos municipais de distanciamento social, em combate à pandemia do coronavírus, divulgado no diário oficial no último dia 23, não serão realizadas celebrações religiosas nos cemitérios de Anápolis, conforme o costume. Porém, os fieis poderão fazer visitas que “deverão contar com a quantidade mínima de pessoas e não poderão ultrapassar o limite de 30 minutos”, segundo a nota.

O dia de Finado não é para ser um dia triste, mas um dia para relembrar dos bons momentos que já viemos. Mas também é momento para refletir a fé professada no Credo: “Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir”. Neste ano atípico, tendo em mente os decretos para que se evite aglomerações, os fieis são convidados a celebrar esse dia através da participação na Santa Missa, oração em família ou outra pratica de piedade, rezando pela alma de seus entes queridos, bem como por aqueles que padecem no purgatório.

O catecismo da Igreja Católica diz que graças a Cristo, a morte tem um sentido positivo. “Para mim, a vida é Cristo, e morrer é lucro” (Fl 1,21). “Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2Tm 1,11).  A novidade essencial da morte cristã está nisto: pelo Batismo, o cristão já está sacramentalmente “morto com Cristo”, para Viver de uma vida nova; e, se morrermos na graça de Cristo, a morte física consuma este “morrer com Cristo” e completa, assim, nossa incorporação a ele em seu ato redentor. (§1010)

Visitas aos cemitérios

Conforme o diário oficial, de 26 de outubro a 02 de novembro, o horário de funcionamento dos cemitérios deverá ser estendido das 07hs às 19hs.

Foto: reprodução google

Rolar para cima