Encontro Diocesano aborda o papel do professor na evangelização e na educação

No último sábado (21), a Pastoral da Educação promoveu um encontro diocesano na Cúria de Anápolis, trazendo à tona discussões cruciais sobre o papel do educador no contexto da evangelização. Com o tema “evangelizar educando, educar evangelizando”, o evento reuniu membros da igreja, a coordenação diocesana da pastoral e profissionais da educação para explorar a relação entre a educação e a fé.

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a participação de Dom Dilmo Franco, que falou aos participantes sobre como os professores podem desempenhar um papel significativo como agentes de mudança no ambiente educacional. Sua palestra promoveu reflexões sobre o impacto do exemplo no processo educativo e de fé.

A programação do evento começou com um acolhedor café da manhã, seguido da Lectio Divina, uma prática de leitura orante da Palavra de Deus, conduzida pelo Pe. Danilo Malta. Esse primeiro momento ofereceu aos participantes a oportunidade de se aprofundar em sua espiritualidade a partir dos textos religiosos e de se confraternizarem antes das palestras.

Além disso, uma palestra com Prof. Valdivino José Ferreira, coordenador regional da Pastoral da Educação no Centro-Oeste e membro da Comissão da Arquidiocese de Goiânia, detalhou os objetivos da Pastoral da Educação, destacando sua missão e atuação na comunidade. O evento também contou com um plenário, onde os participantes tiveram a oportunidade de participar e partilhar sobre suas vivências nos ambientes escolares e sobre questões relevantes relacionadas à educação e fé.

O encontro diocesano na Cúria de Anápolis marcou um novo momento para pastoral dentro da diocese e foi uma oportunidade valiosa para educadores, líderes religiosos e pessoas que atuam no campo da educação explorarem como a evangelização e a educação podem caminhar juntas para criar um ambiente de aprendizado enriquecedor e significativo espiritualmente.