Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Dom Waldemar participa do Conselho Permanente da CNBB em Brasília

Entre os dias 1º e 3 de julho, Dom Waldemar Passini, bispo coadjutor da Diocese de Anápolis e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, esteve em Brasília participando da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada na sede da entidade.

O encontro reuniu a presidência da CNBB, os presidentes das comissões episcopais e os representantes dos 19 regionais da Conferência, com o objetivo de refletir e encaminhar decisões sobre os rumos da missão evangelizadora da Igreja no Brasil. A pauta contemplou temas fundamentais como a realidade das migrações, os dados do Censo 2022 sobre religião, os preparativos para a COP 30, o Congresso Eucarístico Nacional e a revisão de estatutos de organismos ligados à Conferência Episcopal.

Um dos momentos importantes foi a partilha das experiências dos regionais e comissões, quando foram apresentados projetos, desafios e iniciativas pastorais de cada realidade local. O Regional Centro-Oeste, presidido por Dom Waldemar, destacou três importantes frentes de atuação: o estudo sobre Inteligência Artificial entre os presbíteros, o Seminário Bíblico-Catequético e a participação na Pré-COP Centro-Oeste.

A reflexão sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) no ministério presbiteral e na ação pastoral tem sido uma das prioridades do regional. Em maio, a Diocese de Anápolis sediou o último Encontro de Atualização dos Presbíteros do Regional Centro-Oeste, que teve como tema central a IA, com assessoria do Pe. Danilo Pinto dos Santos, membro da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC).

Dom Francisco Agamenilton Damascena, referencial para os presbíteros do regional, destacou na ocasião a importância de compreender os desafios que a tecnologia impõe à vivência da fé e ao exercício do ministério. “Estamos refletindo sobre a inteligência artificial e suas implicações na vida presbiteral, pastoral e na missão da Igreja. Talvez tenhamos chegado tarde ao debate, mas ainda é tempo de nos apropriarmos desse tema e temperarmos esse ambiente com o Evangelho”, afirmou.

O encontro proporcionou momentos de escuta, estudo e partilha fraterna entre os sacerdotes, que refletiram juntos sobre como responder pastoralmente às rápidas transformações tecnológicas da sociedade.

Outro destaque do regional foi a realização do Seminário Bíblico-Catequético, uma iniciativa que visa fortalecer a formação contínua dos agentes pastorais, a partir da centralidade da Palavra de Deus. A proposta está alinhada às orientações da CNBB para a animação bíblico-catequética e tem como meta aprofundar os fundamentos da fé e sustentar a missão evangelizadora das comunidades locais.

Em sintonia com o compromisso da Igreja com a ecologia integral, o Regional Centro-Oeste também se prepara para participar da Pré-COP Centro-Oeste, marcada para agosto, na cidade de Bonito (MS). O evento integra o calendário preparatório da Igreja no Brasil para a COP 30 — Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — que será realizada em Belém (PA), em novembro. A mobilização tem como foco a articulação de ações concretas em defesa da Casa Comum, promovendo uma consciência ecológica baseada na justiça climática e na conversão integral proposta pela Laudato Si’.

Ao longo da reunião, o Conselho Permanente também acompanhou os encaminhamentos sobre a atualização de documentos da CNBB, como o Documento de Estudo 116 sobre o Ensino Religioso, e a organização do 19º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Goiânia.

*Com informações e fotos da CNBB / Giany Costa

Rolar para cima