Dom João Wilk nomeia diretor espiritual para Liga Católica

Trazido ao Brasil pelos Missionários Redentoristas em 1902, o movimento reúne mais de 200 mil integrantes e está presente em quase todos os estados do Brasil.

A Liga Católica é uma associação fundada na Bélgica no século XIX, trazida ao Brasil pelos Missionários Redentoristas em 1902, com a primeira sede em Juiz de Fora (MG). Atualmente, o movimento reúne mais de 200 mil integrantes e está presente em quase todos os estados do Brasil, com sede no Rio de Janeiro.

Inicialmente a liga surgiu para inserir os homens operários na Igreja e hoje trabalha com a evangelização das famílias sob o lema “Orai e trabalhai”. Embora possuam acompanhamento eclesial, as Ligas são organizadas e dirigidas por leigos católicos.

Em Anápolis, Dom João Wilk, bispo diocesano, nomeou recentemente o diácono Ursulino Miguel da Silva como diretor espiritual do movimento. A Liga Católica se faz presente na diocese em diferentes regiões: nas paróquias São Cristóvão e Santa Clara, em Anápolis e na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Abadiânia.

O intuito do diretor é que novas unidades da Liga Católica possam surgir e que as antigas sejam fortalecidas. “Nossa função hoje é fortalecer isso”, afirma o diácono Ursulino. Ele explica que anualmente todas as Ligas Católicas se reúnem em romaria, “da cidade antiga para o Santuário em Trindade, visitamos o orfanato e o asilo”.

Além disso, de acordo com ele, encontros regionais também ocorrem. “Sempre em outubro e pela Graça de Deus este ano esse encontro será em nossa Diocese de Anápolis, na Paróquia São Cristóvão. Será um momento de estudo, de oração e de Adoração. Sou grato a Dom João por me aceitar como diretor espiritual da Liga Católica”, finaliza.

*Com informações da A12.