Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Dom João Wilk empossa o novo ecônomo da Diocese de Anápolis

O Bispo Diocesano de Anápolis, Dom João Wilk, empossou na manhã desta sexta-feira, 1º de março de 2024, o Pe. Luiz Pereira Lemos como Ecônomo Diocesano. O cargo foi anteriormente ocupado pelo Pe. Ademir de Souza Alves, que exerceu com excelência suas funções ao longo de cinco anos.

O presbítero Luiz Lemos foi ordenado no dia 04 de fevereiro de 1994, e atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Jardim Alvorada, em Anápolis.

O Código de Direito Canônico (cf. cân. 494) estipula que em cada diocese deve haver um ecônomo, nomeado pelo bispo para um mandato de cinco anos, passível de prorrogação pelo Bispo Diocesano e o Colégio de Consultores. O ecônomo, sob a autoridade do bispo, é responsável por administrar os bens da diocese, gerenciar seus gastos e prestar contas periodicamente.

O ecônomo é incumbido de “administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo, fazer despesas de acordo com as receitas da diocese, segundo as disposições legitimamente dadas pelo Bispo ou por outros por ele designados”.

Para o bom exercício de sua função, o ecônomo conta com a assessoria de diversos departamentos na cúria, incluindo os setores contábil, de recursos humanos, administrativo e jurídico-patrimonial, compostos por profissionais competentes em suas respectivas áreas.

A posse do Pe. Luiz contou com a presença da vice-chanceler da Cúria, Ir. Marília Alves de Godoi. O evento concluiu com a assinatura da ata de posse, após a profissão de fé e o juramento de fidelidade.

Agradecimento

Nos últimos cinco anos, o cargo de ecônomo diocesano foi ocupado pelo Pe. Ademir de Souza Alves, pároco da Paróquia São Cristóvão. O Bispo Diocesano expressou sua avaliação positiva do quinquênio e agradeceu por todos os serviços prestados.

Rolar para cima