Dom João Wilk, bispo da Diocese de Anápolis, celebrou junto com os fiéis, no último dia 15 de abril seus 25 anos de Episcopado. A missa celebrada às 10h, na Catedral Diocesana, contou com a participação de arcebispos e bispos, presbíteros, diáconos, religiosos, seminaristas, autoridades civis e militares e o povo de Deus.
Dom Washington Cruz, arcebispo emérito de Goiânia, presidiu a homilia e enfatizou o sentido do Jubileu e das palavras do lema episcopal de Dom João Wilk “Ut Amor ametur” (“Para que o Amor seja amado”), que traduz seu amor e seu ministério dedicado ao Salvador e como filho Franciscano.
Dom João Wilk foi homenageado pelos seminaristas, pelo clero, pelo presidente do regional Centro Oeste da CNBB, Dom Waldemar Passini e pelo Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. Além disso, representando a data marcante em sua caminhada, 25 crianças da diocese o ofertaram rosas brancas por ocasião do seu Jubileu Episcopal.
Quando Dom João tomou seu lugar na procissão de entrada, é certo que várias lembranças lhe vieram à memória. Passados 25 anos da Ordenação Episcopal do Bispo, fica registrado na história pessoal do religioso e da Igreja o Ministério Episcopal do Polonês que, em 1998, disse sim a sua nova missão.
Resposta imediata
Em diálogo com os padres e fiéis durante diversas ocasiões, Dom João já relatou que sua resposta ao episcopado foi imediata, porém o convite era inesperado. “À Igreja nunca direi não”, sempre afirmou o bispo durante sua caminhada. A referida resposta resultou na Ordenação Episcopal, em 04 de abril de 1998, e na sua posse canônica em Anápolis, em 14 de agosto de 2004, cerca de seis anos depois.
Ao suceder a Dom Manoel Pestana Filho, Dom João Wilk realizou uma série de benfeitorias em todo território diocesano como a construção da casa episcopal, construção da Cúria Diocesana e reforma da Catedral, além da criação de mais de 30 novas Paróquias. Também incentivou e realizou diversas ordenações diaconais e sacerdotais. Todos esses feitos, entre tantos outros, tornaram esse servo, Dom João, tão caro aos fiéis sob seu comando.
Ação de Graças
Toda diocese agradeceu a Deus pelo zelo do seu pastor e por tudo o que ele fez e continua fazendo em prol do Reino de Deus e da Igreja particular em Anápolis como o terceiro bispo da Diocese.
Dom Washington Cruz, sublinhou a dedicação de Dom João Wilk em suas missões. “Em seu coração sempre ressoando a voz de São Francisco: Eu sou o cavaleiro do grande Reino, liberto dos grilhões da riqueza e das cercas, abraçava aos leprosos e aos pobres para que o amor seja amado e para que a amargura se transforme em doçura da alma”, comentou.
Em outro momento, o arcebispo emérito de Goiânia disse que no Regional Centro Oeste, tem a alegria de reconhecer a graça que os bispos tiveram com a presença e a vida de Dom João Wilk. “Ele nos trouxe seus dons, seu talento, seu preparo intelectual e pastoral, sua experiência intercultural e sua vocação Franciscana, enriquecendo a nossa colegialidade”, pontuou.
Reconhecimento
“É uma grande alegria para nós presbíteros a sua presença como nosso Bispo e junto do nosso presbitério. O senhor foi enviado pelo Santo Padre, o Papa São João Paulo II à nossa Diocese para conduzir também o nosso presbitério. Há muitas obras durante seu episcopado que falam por si só, mas não há dúvida que o bem que o senhor fez a nós é extraordinário. Em sua grande maioria esses presbíteros foram ordenados pela imposição de suas mãos e graça a vossa excelência foram confirmadas as vocações dos nossos sacerdotes […]. Muito obrigado Dom João, por seu cuidado”, sintetizou, em nome de todo o clero presente, o padre Rogério Silva de Moraes.
“Querido Dom João, ontem na Missa o senhor me chamou de Cirineu, fiquei imaginando quantos homens no decorrer das condenações ajudaram outros crucificados a carregarem a cruz, mas somente Simão, o Cirineu, ajudou a Jesus, o Filho de Deus, mesmo sem saber que o privilegiado foi dele por ajudar Jesus naquele momento. Assim, pude reconhecer ainda mais que o privilégio é meu de ter a oportunidade de caminhar lado a lado com o senhor e poder aprender um pouco, do muito que tem a ensinar. Hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom do frutuoso episcopado do senhor. Parabéns”, manifestou o bispo auxiliar de Anápolis, Dom Dilmo Franco.
“Tenho certeza de que Deus escolhe alguns para continuar o trabalho dos apóstolos. Dom João é um deles. Sua trajetória mostra que desde que nasceu, enxerga com os olhos do coração. Suas ações nos ensinam, é exemplo de amor ao próximo e solidariedade”, afirmou o chefe do Executivo estadual. O governador ainda disse que a conduta de Dom João Wilk é referência para todos os ocupantes de cargos públicos, para que tenham responsabilidade com o dinheiro público e com as pessoas mais humildes e carentes.
Ao final da celebração Dom João afirmou que dá graças a Deus com alegria, não apenas pela comemoração de longos anos de vida e ordenação, mas pela bondade de Deus para com ele. “Posso dizer que Ele me deu tanto, além da vida, mas sobretudo muitos bons irmãos e irmãs”.
Dom João Wilk, reafirmando sua vocação em pastorear fez questão de ressaltar os cuidados com as crianças. “Se elas não receberam de nós sabedoria, a fé em Deus, o amor da família e outros valores cristãos, a nossa vida não valeu nada. Nossa tarefa é transmitir a fé, família, amor e alegria. Assim o mundo vai se renovar e a humanidade toda”, finalizou. Ao final da Santa Missa, o bispo distribuiu sorrisos e posou para fotos.
Seguindo as comemorações todos foram convidados a participar de um almoço de comemoração no Salão da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, em frente à Cúria Diocesana. Confira algumas fotos do Jubileu:
Fotos: Lucas Diener/ Marcelo Faria e Pedro Rafael.