Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis, está participando do Curso “Media training e estratégias de comunicação em situações de crise” nesta semana, em Brasília (DF). O evento, organizado pelo Centro de Formação Pastoral do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), em parceria com diversas instituições eclesiásticas e acadêmicas, destaca-se como uma iniciativa fundamental para capacitar líderes religiosos na gestão eficaz da comunicação, especialmente em momentos desafiadores.
Realizado na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, o curso teve início na última segunda-feira, dia 10, e continuará até sexta-feira, dia 14, reunindo participantes de várias regiões do Brasil. Ao longo da semana, os participantes têm acesso a conferências, consultorias individuais e treinamentos em técnicas de media training, visando capacitar os líderes religiosos a transmitir mensagens claras e positivas em situações de crise na Igreja.
Segundo o site da CNBB, esta edição do curso em Brasília representa a continuação de uma iniciativa que já capacitou bispos e responsáveis por departamentos de Comunicação em toda a América Latina e no Caribe. A primeira edição ocorreu em maio, no Panamá, com participantes de países como México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Cuba, República Dominicana e Porto Rico.
O foco principal do curso é desenvolver uma cultura de cuidado e boas práticas, além de promover a transparência e a responsabilidade na comunicação, especialmente em relação a casos sensíveis. O curso busca capacitar os participantes a se adaptarem às demandas contemporâneas da comunicação e garantir uma resposta eficiente em tempos de crise, com uma abordagem proativa e transparente da Igreja.
*Com informações e fotos: CNBB.