Documento final da Reunião Pré-sinodal já está disponível em português

Já está disponível em português o documento final da reunião pré-sinodal. A reunião aconteceu no mês de março em Roma, com a participação de cerca de 300 jovens dos cinco continentes, e a presença do Papa Francisco. O documento foi construído a partir de discussões em grupos de diferentes línguas. Jovens brasileiros também estavam presentes, representando várias dioceses, movimentos, instituições e congregações. O resultado final do documento, que expressa o ponto de vista da juventude, sua realidade, ideias e propostas para a igreja mundial, será apresentado aos padres sinodais, que estarão reunidos em assembleia em outubro deste ano.

O documento é dividido em três partes, na primeira intitulada “Desafios e Oportunidades dos Jovens no Mundo de Hoje”, o documento aborda temas como a formação da personalidade, as relações interpessoais, a visão de futuro, a relação dos jovens com a tecnologia e a busca de sentido pra vida. Na segunda parte, “Fé e Vocação, Discernimento e Acompanhamento”, o relatório traz a fé e a Igreja, aborda também o sentido da vocação bem como o discernimento vocacional, e o acompanhamento desses jovens. Na última parte, “Atividades Formativas e Pastorais da Igreja”, o documento apresenta o protagonismo do jovem na igreja e no mundo, propõe de maneira prática instrumentos de ação com a juventude.

A tradução oficial do documento em português pode ser acessada no site da secretaria do sínodo dos bispos.

Da Redação, com Canção Nova
Foto: Canção Nova