Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese realiza reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDP)

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) esteve reunido no sábado de manhã, na Cúria Diocesana. A reunião teve início, às 08h, com a oração das horas médias, conduzida pelo coordenador Diocesano de Pastoral, padre Danilo Malta. A reunião, com todas as medidas de segurança para a contenção da pandemia, teve como pauta o Sínodo dos Bispos, que será realizado no Vaticano em 2023. Além da presença dos coordenadores de pastorais, ou seus representantes, o evento contou com a presença do bispo diocesano Dom João Wilk, e do auxiliar Dom Dilmo Franco.

Dom Dilmo acolheu a todos em espírito de sinodalidade. Dom João manifestou sua alegria em estar reunido com todos os membros do conselho. O bispo aproveitou o momento para apresentar o padre Danilo Malta como novo coordenador Diocesano de Pastoral, para os próximos 3 anos.

Na reunião, padre Danilo expos o sentido de uma “Igreja Sinodal: participação, comunhão e missão”. O padre deu início explanando conceito de sinodalidade, chamando a atenção para o “caminhar juntos”. “A sinodalidade não se reduz à hierarquia da Igreja, mas a toda a Igreja compreendida enquanto povo de Deus”, disse. “A sinodalidade nada mais é o expressar em nossos diversos núcleos, a unidade. Para isso é preciso entrar em consenso, que em primeiro lugar é em ouvir se o que está sendo decidido é a vontade de Deus”, afirmou o padre.

Padre Danilo ressaltou que o Sínodo é um ponto de convergência do dinamismo da escuta. “O caminho sinodal começa em escutar o povo, através dos padres sinodais, e os bispos são os guardiões dessa escuta”. Ele ainda mostrou a estrutura do processo sinodal, que acontece em 4 pontos:

                ⁃              Escutar o povo

                ⁃              Escutar os pastores

                ⁃              Escutar o Espírito Santo

                ⁃              Escutar o bispo de Roma

Na fase preparatória do Sínodo será realizada uma Missa de Abertura, com a presença dos bispos de Anápolis, no dia 17 de outubro de 2021, na Catedral do Bom Jesus. Então será realizada uma escuta do povo de Deus, ou seja, será enviado um texto preparatório e questionário a ser trabalhado e respondido em todas as CPPs e movimentos diocesanos, com entrega prevista para o dia 30 de outubro. Segundo o coordenador de pastoral, todo o conteúdo da escuta vai ser enviado para a Cnbb e posteriormente encaminhado para o Vaticano, para auxiliar no Sínodo dos Bispos.

No final da reunião o contador da Cúria, Wesley Gomes dos Santos, realizou uma breve exposição abordando a questão da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), aos presentes. O encerramento aconteceu às 11h com a benção do bispo auxiliar, Dom Dilmo Franco.

Rolar para cima