Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Dia de São José: conheça o jejum de frutas em honra ao Santo

O jejum das frutas de São José é uma piedosa tradição penitencial, onde o fiel devoto priva-se de uma fruta em honra do santo, por um ano. Isto não deve ser tratado como simpatia ou superstição, mas como uma devoção penitencial, à qual, como todas as devoções da Santa Igreja, devem ser acompanhadas de oração e conversão de vida.

Essa tradição nos recorda a penosa viagem que a Sagrada Família fez, fugindo para o Egito, onde, durante o percurso, São José privou-se das frutas que conseguia pelo caminho, para dá-las à Maria, que estava amamentando o Menino Jesus.

Como fazer?

Primeiro, deve-se fazer a oração de São José (veja abaixo). Depois, no dia da Festa, antes da Santa Missa, sorteia-se uma fruta (atenção: não vale colocar opções de frutas que você não gosta, nunca compra, ou não tem na região que você mora, pois senão o sacrifício não teria sentido), colocando-se uma intenção ou graça que se necessita alcançar.

No dia do sorteio, como é Festa de São José, você ainda pode comer a fruta, mas após isso, não poderá comê-la por um ano, seja ela ‘in natura’, em saladas, em sucos, doces, etc. É claro que durante todo o ano, também é preciso praticar a devoção ao santo, com orações.

No próximo ano, mesmo que não se tenha alcançado a graça pedida, faz-se novamente a Novena e a entrega do jejum, participando da Santa Missa. Pode-se então, comer a fruta que se tinha privado e se quiser tirar outra fruta para renovar a penitência.

Oração

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.

 

 

Rolar para cima