Na manhã desta quinta-feira (02), ocorreu na Cúria Diocesana, mais uma reunião do Conselho de Formadores do Seminário da Diocese de Anápolis. Estavam presentes o bispo diocesano Dom João Wilk, seu auxiliar Dom Dilmo Franco, o reitor do Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria, Pe. Anevair José da Silva, o Vice-reitor Pe. Walisson Correa da Silva, o diretor do Seminário Propedêutico Pe. Marcos José Pereira e o Pe. Cássio Marques Caitano, formador da Nova Aliança.
O Conselho de Formação é um grupo de presbíteros representantes do clero diocesano que auxiliam na formação dos seminaristas da Diocese. Durante a reunião de hoje foi realizada uma reflexão sobre a caminhada de formação dos futuros padres de nossa Diocese após o retorno das férias e sobre as atividades que estão sendo realizadas em cada etapa formativa.
Além disso foi feita a análise dos pedidos de ministérios feitos por alguns seminaristas. Para o ministério de leitorato foram aceitos os pedidos dos seminaristas Wilgner Batista Picolo, Lucas Simão Pires Júnior, Gabriel Hudson de Oliveira e Caio Omar Figueiró Almeida. Já para o ministério de acolitato foram apresentados e aprovados os pedidos dos seminaristas Vinícius Araújo dos Santos, Orlando Joaquim Inácio e Marcelo Rodrigues Luiz de Carvalho.
Durante a reunião foi proposto também que os seminaristas das casas de formação diocesana realizem como gesto concreto para a Campanha da Fraternidade deste ano a coleta e arrecadação de cestas básicas para uma instituição de caridade ou famílias carentes.
Por fim, os temas abordados foram o Ano Vocacional, questões acadêmicas e a participação nos próximos eventos deste semestre como a Lectio Divina e o Tríduo Jubilar de Dom João Wilk que comemorará seus 25 anos de episcopado em abril. A próxima reunião do Conselho está prevista para o início de maio conforme o calendário diocesano.
Entenda o que são os ministérios
LEITORATO
O leitor é instituído no serviço da mesa da Palavra, onde de forma oficial proclama as leituras das celebrações (exceto o evangelho); a ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia.
ACOLITATO
O acólito é instituído no serviço da mesa da Eucaristia, auxiliando o diácono e servindo o sacerdote; auxilia os ministros extraordinários da comunhão eucarística e os substitui quando necessário, bem como ajuda na sua formação.
A sua atitude espiritual, como ministro instituído, aponta para a Eucaristia, para o amor dos sacramentos, para o culto eucarístico, para a oferenda de si mesmo e para o cuidado dos outros, sobretudo, os mais necessitados e doentes (cf. Rito da Instituição dos Acólitos, n. 41).
*Com informações do A12.