Bispos se reúnem com o Conselho diocesano de pastoral na Cúria, em Anápolis

Na manhã deste sábado, 07, o bispo diocesano, Dom João Wilk, e seu auxiliar dom Dilmo Franco, se reuniu com o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), no Centro Pastoral João Paulo II – Cúria Diocesana. Participaram da reunião sacerdotes, religiosos(as) , leigos e leigas coordenadores diocesanos de pastoral.

O evento que teve início às 08h, começou com um momento de oração e reflexão, de inspiração inaciana,  dirigido pelo bispo auxiliar de Anápolis. Logo após, o diácono Wilson Mendes da Silva Neto conduziu o momento formativo que abordou como tema o “Ano Vocacional Diocesano”, com abertura marcada para o próximo dia 19 de março, Solenidade de São José.

O coordenador diocesano de pastoral, padre Augusto Gonçalves Pereira, fez uma breve exposição da 14ª Assembleia Diocesana, realizada no mês de novembro, com o tema “Mídias Sociais e evangelização”. O coordenador ressaltou as ações pastorais e as orientações para o ano de 2020 propostas na carta compromisso:

• Promover visitas domiciliares, levantando dados sócios-religiosos por meio de um questionário para um diagnóstico melhor da realidade paroquial.
  • Estruturar a PASCOM nas paróquias e comunidades, instruindo seus agentes a partir do que propõe os documentos da Igreja, para uma maior segurança a respeito daquilo que publicamos no mundo virtual.

E as orientações:

• Divulgar o que somos e o que fazemos por meio das redes sociais, numa linguagem clara e alegre, fundamentada naquilo que a Igreja propõe para o homem de hoje.
  • Ser uma Igreja mais acolhedora desde o atendimento dos servidores da paróquia secretários, colaboradores e sacerdotes.
  • Mostrar os princípios e valores humanos: as obras de caridade que promovemos, apresentar o amor de Deus como solução para carências e fragilidades humanas e a formação dos agentes para mostrar Cristo.

No segundo momento da reunião o padre Paulo Henrique Teles de Almeida, assessor espiritual da pastoral de comunicação, e o coordenador diocesano, Onésimo Neto, apresentaram diretrizes para a implantação e manutenção da pascom, no intuito de responder às ações pastorais propostas na última Assembleia. Dom Dilmo também falou da Campanha da Fraternidade deste ano com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Em sua reflexão, dentre outras coisas, o bispo afirmou que “quem ama, acolhe, cuida e integra”, tendo como modelo o bom samaritano.

No final da reunião alguns coordenadores diocesanos deram avisos acerca de suas pastorais. O bispo diocesano deu alguns avisos gerais e a benção final.