16ª Assembleia prepara Ano Vocacional na Diocese

A preparação e celebração do 3° Ano Vocacional foi o tema 16ª edição da Assembleia Diocesana, no Centro Pastoral São João Paulo II. O encontro reuniu os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, representantes de todas as Paróquias, movimentos e pastorais da Diocese de Anápolis.

Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Danilo Malta, conduziu a Assembleia. No primeiro dia, após a acolhida dos participantes, houve um momento orante, conduzido pelo Coral Laudamus, do Maestro Leonardo Júnior. As orações seguem a temática Vocacional.

O tema da Assembleia é o 3° Ano Vocacional do Brasil “Vocação: Graça e missão”. Na Diocese de Anápolis, o ano vocacional foi aberto por Dom Dilmo, neste domingo, dia 20, com celebração eucarística realizada na Catedral Bom Jesus.

Dom João

Bispo Diocesano de Anápolis, Dom João Wilk destacou sua alegria e gratidão pela Assembleia. “Louvado seja Deus, que nos permite reunirmos para planejar juntos nosso novo ano pastoral. A pandemia impossibilitou realizar nossa Assembleia nos últimos dois anos, mas aqui estamos reunidos para mais um encontro que reflete nossas ações evangelizadoras” , destacou.

Dom João ressaltou que cada Assembleia traz uma graça e uma prioridade. Vocações, família e juventude são as prioridades da Diocese de Anápolis. “Estou muito feliz com a presença de vocês, lideranças de quase todas as Paróquias de nossa Diocese. Foram escolhidos para participar deste momento para levar os frutos e compromissos de nossa Assembleia”, disse.

Dom João afirmou que o trabalho com as vocações são uma necessidade urgente, uma graça e uma missão. No entanto, ele afirmou que deseja futuramente proclamar um Ano da Liturgia, para refletir e aprimorar as celebrações. “Temos que investir na evangelização pela beleza”, salientou.

Dom Dilmo

Bispo Auxiliar de Anápolis, Dom Dilmo Franco foi o assessor da Assembleia Diocesana de 2022. O bispo destacou que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formação das vocações. Ele citou o provérbio africano usado sempre pelo Papa Francisco: “Se queres andar rápido, caminha sozinho. Se queres ir longe; caminha com os outros” e lembrou o lema do Ano Vocacional: “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

“A origem, o centro e a meta de toda vocação vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo”, afirmou o bispo. Ele ressaltou que o chamado principal do ser humano é para eternidade. Todo batizado é chamado a ser santo. A partir da relação com Jesus, cada pessoa discerne sua vocação específica e a responde com a liberdade dos filhos de Deus.

Segundo dia

O segundo dia da Assembleia Diocesana foi aberto com a oração das Laudes. Em seguida, o Bispo Auxiliar de Anápolis, Dom Dilmo Franco, seguiu com a apresentação do texto-base do 3° Ano Vocacional do Brasil.

“Vocação é graça. Jesus chamou e enviou os que Ele mesmo quis. Jesus ama e chama para permanecer com Ele e depois para enviar. O segredo de toda vocação é permanecer com Ele”, ressaltou.

Dom Dilmo destacou que “chamado e resposta, dom e tarefa formam uma unidade na ação de Deus. No chamado, Deus chama pelo nome. Ele escolhe. Não é do jeito que eu quero. Ele que decide. É Jesus quem escolhe os discípulos e não o contrário”.

O bispo lembrou que o encontro pessoal com Jesus causa mudança em nós, transforma nossa mentalidade. “Vamos percebendo, a partir Dele, que todos são irmãos e irmãs, que o poder se faz serviço, que há igualdade entre homem e mulher, que a proposta D’Ele é de amizade e não de escravidão, que todos devemos estar reunidos ao redor da mesa”, salientou.

Vocação é missão

O grande desafio do Ano Vocacional é desenvolver a cultura Vocacional nas comunidades eclesiais nas famílias e na sociedade. Dom Dilmo apontou, a partir do texto-base, que a escuta da Revelação divina, a meditação silenciosa, a oração de contemplação e sua tradução em experiência de vida são fundamentais na animação Vocacional.

“Necessitamos avançar e fortalecer nas dimensões da espiritualidade, itinerário, missão e planejamento da Pastoral Vocacional”, finalizou.

A Assembleia também teve momentos de partilha e proposição de ideias concretas para celebração do Ano Vocacional na Diocese. A Assembleia foi encerrada com a celebração de envio dos participantes.

Texto: Pascom diocesana / Fotos: Pedro Rafael