Ano da Família é apresentado aos bispos e coordenadores de pastoral

O casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste, Leônidas e Maria Dóris, apresentaram a proposta de vivência do Ano da Família Regional 2018, a última das três propostas aprovadas na Assembleia do Povo de Deus, em 2015. As duas primeiras foram, Ano da Misericórdia (2016), e neste ano de 2017, o Ano Vocacional Mariano.

O tema que norteará as atividades é, “O Evangelho da família, alegria para o mundo”, e o lema, “Completai minha alegria permanecendo unidos” (Fl 2,2). Ao longo de 2018, o objetivo geral do Ano da Família é celebrar a família e o cristão leigo promovendo seu protagonismo e missão de ser agente transformador da sociedade. Já os específicos visam promover ações celebrativas que coloquem em foco a alegria de ser família, promover o protagonismo dos agentes da Pastoral Familiar (PF), dar mais atenção à preparação para o matrimônio e fomentar a espiritualidade familiar.

Ações

Durante o Ano da Família, cinco ações devem movimentar a Igreja no Regional Centro-Oeste. A primeira delas é a Peregrinação das famílias do regional ao Santuário Sagrada Família, em Goiânia, na tarde do dia 7 de setembro de 2018. No mesmo dia haverá diversas atividades aos moldes do Encontro Mundial das Famílias (EMF), com palestras e testemunhos, com foco na família e com alcance nas redes sociais digitais. Nos dias 7 a 9 de setembro, está previsto o Congresso Regional da Pastoral Familiar, com formações, espiritualidade e motivação dos agentes da PF.

Com o objetivo de contemplar as diversas Igrejas particulares do regional, a Comissão Regional da Pastoral Familiar, deverá visitar o clero de todas as dioceses. “Com essa proposta queremos apresentar a Pastoral Familiar, suas ações e a sua importância na defesa da vida e da família, bem como sua articulação junto às demais pastorais, movimentos e serviços”, explicou Dóris.

Outras visitas às dioceses deverão acontecer com o objetivo de formar e motivar agentes da Pastoral Familiar. Por fim, serão publicados periódicos mensais on-line, direcionados aos agentes da PF, com foco em temas sobre vida e família, em preparação ao VI Congresso Regional da Pastoral Familiar.

Uma terceira ação visa formar o povo de Deus na dimensão familiar. Para tanto, está previsto para o dia 24 de fevereiro, em Anápolis, a realização do Retiro para agentes da Pastoral Familiar, com o tema “Virtudes humanas da família”. Três módulos formativos ainda preveem promover a implantação da PF e a motivação de agentes nas dioceses; implementar a cultura do acompanhamento espiritual e formar agentes para acompanhar as famílias; o último está no âmbito da Pastoral Jurídica, que deverá se dedicar na formação de agentes para o discernimento das situações irregulares passíveis da declaração de nulidade, conduzindo aos tribunais eclesiásticos e auxiliando na elaboração dos libelos. Essa formação está prevista para acontecer no dia 25 de agosto, no Centro da Família Coração de Jesus (CFCJ), em Goiânia.

Fonte / foto: Regional Centro-Oeste – CNBB