Anápolis comemora 25 anos de Episcopado de Dom João Wilk

A Diocese de Anápolis renderá graças a Deus pelos 25 anos de episcopado de seu Bispo Diocesano, Dom João Wilk. Em comemoração, um tríduo será realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril, com uma Missa Jubilar no dia 15. As celebrações acontecerão nas Paróquias São Benedito, São Francisco de Assis, Santuário Santo Antônio e por fim na Catedral Bom Jesus. As festividades contarão com a presença de todos os padres da Diocese, além de convidados especiais, movimentos e pastorais.

Todas as celebrações serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais oficiais das respectivas Paróquias (Instagram e YouTube). A Diocese de Anápolis transmitirá a Cerimônia Jubilar do dia 15.

Com a proximidade das comemorações do Jubileu, Dom João se mostrou feliz por celebrar este momento e ressaltou suas principais ações realizadas em todo âmbito Diocesano. “Este ano Deus me deu a graça de celebrar 25 anos de meu episcopado. Passei por diversos momentos bons. Como a construção da casa episcopal, a construção da Cúria Diocesana, reforma da Catedral, entre outros. Várias igrejas foram construídas e reformadas, diversos padres novos. Tínhamos 27 Paróquias, hoje temos 60 Paróquias”, contou.

Por fim, o bispo titular da Diocese fez um convite, “aproximando a celebração solene, gostaria de agradecer a todos que me acompanharam e fortaleceram durante esse caminho. Quero convidar para que participem do Jubileu, que esta celebração seja uma grande ação de graças”, finalizou.

Programação

O tríduo se inicia no dia 12 de abril com Missa na Paróquia São Benedito, em Nerópolis, presidida pelo bispo Dom Justino da Arquidiocese de Goiânia. O tema será: “O sacerdócio Comum e ministerial”.

Dando sequência ao tríduo jubilar, será a vez da Paróquia São Francisco de Assis, em Anápolis receber as comemorações no dia 13 de abril, às 19h30. Dom Mariano, Bispo auxiliar da Diocese de Campo Grande, celebrará a Santa Missa, abordando o tema: “O Munus profético”.

Ampliando as festividades, o último dia de tríduo acontecerá no Santuário Santo Antônio, em Anápolis. Com o tema “Munus real”, Dom Waldemar, Bispo de Luziânia, celebrará a Missa de encerramento, também às 19h30.

Por fim, a Solene Missa Jubilar no dia 15 de abril, ocorrerá na Catedral Bom Jesus em Anápolis, às 10h da manhã, para que toda a Diocese reunida possa louvar e agradecer pela a vocação e vida de Dom João.

Sobre Dom João

Dom Frei João Wilk, filho de José e Regina, nasceu no dia 18 de setembro de 1951 em Seroczyn (província Siedlce) na Polônia. Foi neste lugar que ele cresceu e desenvolveu, no seio da família e da comunidade paroquial, a vida religiosa, por meio da catequese, recepção dos sacramentos da Eucaristia, Reconciliação, Confirmação e já iniciava o serviço ao altar como coroinha.

No ano 1970, no Seminário Maior dos Frades Franciscanos Conventuais, em Cracóvia, iniciou o curso de Filosofia e Teologia. Logo após, ele foi enviado para estudar no Seraphicum – Pontifícia Faculdade de Teologia de São Boaventura, em Roma (Itália), onde concluiu o curso com o diploma de Bacharel em Teologia, aos 28 de junho de 1975.

Em 3 de outubro de 1974 emitiu os votos perpétuos na Basílica de São Francisco, em Assis, onde também foi ordenado sacerdote no dia 24 de junho de 1976. No dia 15 de abril de 1998, teve a graça de ser ordenado Bispo pelo Papa João Paulo II. Em 2004 foi nomeado Bispo de Anápolis, sendo o terceiro bispo da Diocese. Em 14 de agosto de 2003, tomou posse canônica da Diocese de Anápolis, na presença do Exmo. Núncio Apostólico no Brasil Dom Lourenço Baldisseri.

Jubileu de Prata Episcopal – 25 anos de episcopado de Dom João Wilk

Tríduo Jubilar

1° Dia

Data: 12/04/2023 (Quarta-feira)