2° domingo do advento: “Preparai o caminho do Senhor”

Estamos no início de mais um Ano Litúrgico e começamos com o tempo de espera que chamamos de Advento. Uma esperança naquele que temos a certeza que virá e sabemos até mesmo a data de sua chegada, por isso, precisamos nos preparar para este grande evento que deve transformar nossa maneira de pensar e agir; já a sua vinda em nossa vida, não sabemos o dia e a hora, entretanto, preparando para o seu Natal nos preparemos também para a sua vinda em nossa vida.

O Advento não é tempo específico de penitência, como é o tempo da Quaresma, mas é um tempo litúrgico que evidencia também a nossa conversão, mudança de vida e de atitudes, “preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”, por isso, utilizamos também a cor roxa como cor litúrgica.

Uma das grandes figuras do tempo do advento é João Batista, que começamos a meditar neste segundo domingo. O próprio Jesus elogiou muito João, como o maior dos nascidos de mulher; o último dos profetas do Antigo Testamento; o profeta que mostrou o próprio autor de todas as profecias.

João aparece pregando o Batismo de conversão, ou seja, a última prefiguração do Sacramento do Batismo. Uma preparação daqueles corações para receberem o Batismo de Jesus. O Batismo de João preparava os corações pelo jejum e pela penitência, para que seus corações estivessem dispostos a acolher o dom do Espírito Santo dado pelo Batismo de Jesus.

A voz de João Batista grita no deserto de nosso tempo, grita ainda no deserto de nossas vidas por conversão, mudança, transformação, sem isto como iremos receber Jesus em seu Natal, como acolher a presença do Menino Jesus sem passar por uma conversão do coração, sem o endireitar nossos caminhos, sem dar um rumo certo para nossa vida? Por isso, nesta semana já devemos a preparar os nossos caminhos e endireitar nossas estradas, procurando um sacerdote para fazermos uma confissão bem feita e assim podermos receber Jesus em seu Natal. Este é o nosso Advento, esta é a nossa preparação.

Saiamos do deserto do pecado, da indiferença, do egoísmo, do farisaísmo, da intolerância, do preconceito, da incompreensão, e busquemos a “salvação de Deus”, que nos é dada pela escuta da Palavra de Deus e pelo colocar em prática esta Palavra. Preparemos o caminho do Senhor em nossas vidas.

Pe. Fábio Carlos de Araújo

Paróquia Santo Antônio – Damolândia