17ª Assembleia Diocesana: Rumo a uma comunidade fortalecida e líderes capacitados

17ª Assembleia Diocesana assume compromisso de seguir proposta da Igreja em ser ‘comunidade de comunidades’ e formar lideranças

A 17ª Assembleia Diocesana de Anápolis foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro Pastoral São João Paulo II, na Cúria. O evento, promovido anualmente, tem o objetivo de refletir sobre a caminhada da Igreja em todo território diocesano e definir as prioridades no processo de vivência pastoral para o próximo ano a partir dos compromissos assumidos.

Kater Filho, Mestre em Comunicação Social, Teólogo, Escritor e Consultor de Marketing Católico, foi o assessor desta assembleia e discorreu sobre “Lideranças Pastorais”, à luz do lema “Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado” (1Pd 5,2). Na ocasião, foi realizada uma profunda experiência de comunhão entre os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos (as) e leigos, com o intuito de os preparar para melhor anunciar o Evangelho.

Em resposta aos desafios da evangelização propostos pelo Regional Centro-Oeste da CNBB e vivenciados na diocese, como comunidades eclesiais missionárias, a assembleia culminou no compromisso de promover a formação das lideranças atuantes e novas em todas as paróquias, com a criação da Escola Diocesana de Formação de Líderes que será aberta aos sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, privilegiando a Liturgia como meio principal do Marketing Católico.

A expectativa é que os frutos da Assembleia sejam uma grande bênção para a Diocese de Anápolis. O bispo diocesano, Dom João Wilk, afirmou que a Assembleia foi muito proveitosa. “O que nós já fazemos ficou confirmado e foi lançado aquilo onde nós devemos prestar mais atenção. Podemos dizer, à luz desta assembleia, que nossa diocese está caminhando no rumo certo. No entanto, precisamos melhorar em diversos assuntos, melhorar como líderes, prestar atenção ao que está acontecendo em nossas paróquias, verificar se o nosso trabalho e esforço pastoral está trazendo os frutos que nos propomos”.

Carta Compromisso

A Carta Compromisso foi aprovada por unanimidade, e, em resposta aos desafios da evangelização, como comunidades eclesiais missionárias, ficou decidido a promoção das formações de lideranças em toda diocese. Confira na íntegra: