Seminário – lugar de formação sacerdotal

A palavra “seminário” vem de semente, semear. E é nele o lugar apropriado onde devem ser acolhidas e cultivadas as vocações sacerdotais.
      Cada sacerdote é um bem para toda a Igreja e não somente um bem pessoal ou da família, isolado…
     A responsabilidade pela formação é uma missão de toda a Igreja, não somente do seminarista, como se fosse algo pessoal. Por isso, cada padre e cada um dos fiéis deve sentir-se responsável, espiritual e materialmente, por cada uma dessas vocações. Deve sustentar o processo de formação com suas orações e meios materiais.
     A Diocese de Anápolis tem o Seminário Maior próprio (filosofia e teologia), com o título de “Imaculado Coração de Maria”. Na mesma casa funciona também o grau de formação prévia à filosofia e à teologia, chamado Propedêutico.
     No seu trabalho de formação segue os documentos da Igreja que tratam do asunto e as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros no Brasil”, da CNBB.
     A equipe de formadores é composta por:
               Dom João Wilk, Bispo Diocesano
Reitor – Pe. Edmilson Luiz de Almeida;
Vice-Reitor e Prefeito de Estudos – Pe. Fábio Aparecido Barbosa.

Além disso, alguns seminaristas maiores estudam no Seminário “Maria Mater Ecclesiae” (Legionários de Cristo), em Itapecerica da Serra – SP, e na Universidade de Navarra (Opus Dei) em Pamplona (Espanha), residindo no Seminário Maior Internacional “Bidasoa”.
     Os seminaristas menores (que ainda estão cursando o ensino médio) estudam no Seminário Menor “N. Sra. do Amor Divino”, na Diocese de Petrópolis – RJ.
     Ao todo, a Diocese de Anápolis possui, no momento presente, 61 seminaristas.

Os interessados em discernimento vocacional dirijam-se à Pastoral Vocacional. Conversem com o Pe. Edmmilson Luiz de Almeida, ou com o Pe. Fábio parecido Barbosa.
:
Seminário Maior Diocesano “Imaculado Coração de Maria”
Rua Santa Cruz, Chácara 02; Miranápolis,
CEP: 75001 – 970, Anápolis – GO, Cx: 411
Tel./Fax: (62) 3098 – 5537; 3098 – 5547

“O maior presente que Deus pode dar a uma família é um filho sacerdote”
(São João Bosco)

Conheça os nossos seminaristas:

{phocagallery view=category|categoryid=1}