São Sebastião

Novena

1.Invocação ao Espírito Santo

2.Oração preparatória:

Pai que estais no céu, aqui estamos nós reunidos para louvar nosso Padroeiro São Sebastião, a quem constituístes contra peste, fome e guerra. Bendito sejais, Deus Uno e Trino, pelas virtudes pela coragem e pelos sofrimentos de São Sebastião. Nós somos agradecidos por no-lo ter dado como Padroeiro e Protetor. Cumpre agora a cada um de nós, Pai Santíssimo, venerá-lo como nosso Padroeiro, amá-lo como nosso Protetor e imitá-lo como santo mártir. Seja ele para nós um caminho que devemos seguir. Assim seja.

3. Ladainha (pode ser a de Todos os Santos)

4. Oração: Glorioso mártir São Sebastião, pela árvore espinhosa em que vos amarraram e pelas setas que cruelmente em vosso corpo enterraram, alcançai-nos a graça da firmeza na fé e na religião; amparai-nos em todos os momentos em que a tentação nos ameaçar de infidelidade ao Evangelho e ao nosso Batismo. Assim como perseverastes heroicamente e vencestes com grande santidade, assiste-nos nas pelejas desta vida, para termos uma santa morte e o merecimento de uma feliz eternidade. Assim seja.

5. Leitura bíblica e reflexão

6. Invocações:

a. Glorioso Padroeiro São Sebastião, recebei nossas homenagens neste novenário que fazemos alegres em vossa honra e derramai muitas graças de fé e religião sobre todo este povo que vos venera de todo o coração. (Pai Nosso…, Ave Maria…)

b. Glorioso Protetor São Sebastião, sede nosso Protetor na vida e na morte; vós que passastes por tantos sofrimentos e aflições, ficai ao nosso lado em todos os sofrimentos e aflições. (Pai Nosso…, Ave Maria…)

c. Glorioso mártir São Sebastião, vós dominastes o reino da carne e o reino do mundo; alcançai-nos de Deus a graça de vencer a carne e o mundo, que a vida presente seja para nós uma digna preparação para a eternidade. (Pai Nosso…, Ave Maria…)

7.Oração: São Sebastião, santo mártir, livrai-nos da peste, da fome e da guerra. Abençoai-nos em nosso trabalho, abençoai nossa lavoura, dai-nos saúde, mesa farta e paz na família. Abençoai os casais para que sejam cristãos e fiéis; abençoai as crianças, que sejam sadias e bem orientadas; abençoai os jovens para que sejam fortes, valorosos e tementes a Deus. Que o louvor a vós tributado neste Novenário reverta em glória para vós e em felicidade, tranqüilidade e sossego para todos nós que aqui estamos a vos contemplar, com a intenção de aprender o caminho certo que nos conduz ao céu. Assim seja.

8. Canto final.