Quem é Jesus Cristo? Ele é Deus?

Jesus nasceu na pequena cidade de Belém, na Judéia (Palestina). É um fato atestato pelos Evangelhos e a sua existência terrena é atestada também por algumas fontes extrabíblicas.

Foi concebido por obra do Espírito Santo no seio da Virgem Maria. Aquele que estava eternamente no Pai, entrou na nossa história, revestiu-se da nossa humanidade, assumiu um rosto, um coração e um nome humanos.

Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Uma única pessoa em duas naturezas: divina e humana, sem divisão. Este é o verdadeiro Mistério que chamamos de Encarnação: Deus se fez carne humana. O próprio nome hebraico de Jesus revela: “Ieoshua”, que significa “Deus salva”.
No início da sua vida pública, de pregador itinerante, Jesus foi batizado por João Batista, no rio Jordão. Foi um momento especial, porque revelou que Ele é Deus. De fato, todos presenciaram uma revelção, tdoos ouviram a voz de Deus: “Este é meu Filho amado” (Mateus 3, 17).

Pela sua sabedoria extraordinária, com obras poderosas e milagres que ultrapassam qualquer poder humano, Jesus foi reconhecido como Enviado de Deus – o Messias. Inciava-se um jeito novo de relacionamento de Deus com a humanidade. Jesus viveu para o Pai, como Filho realizaou sua vontade e proclamou o Reino de Deus.

Jesus chamou discípulos para segui-lo e escolheu doze dentre eles, os quais chamou Apóstolos, para que ficassem com Ele e, no tempo oportuno, fossem enviados para pregar o Evangelho do Reino de Deus. Com eles fundou a Santa Igreja.

Depois de três anos da missão pública, foi acusado e injustamente condenado para a morte na cruz. Mas, com o poder de Deus, ressuscitou dos mortos. Enviou o Espírito Santo, que iluminou os Apóstolos sobre o sentido dos seus ensinamentos. E eles partiram por todo o mundo anunciando Jesus Ressuscitado como Senhor e Salvador, fundando em toda parte as primeiras comunidades de cristãos, a Igreja.

Nós somos seguidores de Jesus, também seus discípulos e, como os Apóstolos, missionários do Evangelho de Jesus e construtores do seu Reino.