Papa Francisco destaca importância da temperança na Audiência Geral

“Poder sobre si mesmo”

Na Audiência Geral de hoje (17), o Papa Francisco dirigiu sua catequese à virtude da temperança, destacando-a como uma qualidade essencial para a vida equilibrada e sábia. A temperança, segundo o Papa, é a capacidade de autocontrole, a arte de não se deixar dominar pelas paixões rebeldes e de trazer ordem para a confusão do coração humano.

Em sua fala, o Pontífice lembrou que a temperança não é uma virtude exclusiva dos cristãos, mas também foi valorizada por filósofos antigos, como Aristóteles, que a viam como um caminho para a felicidade. Para Francisco, a temperança é a virtude da medida certa, que se manifesta na capacidade de agir com sabedoria em todas as situações.

O Papa enfatizou que a pessoa temperante não é apenas alguém com um rosto tranquilo e sorridente, mas também pode ficar indignada quando necessário, sempre de maneira justa e equilibrada. Destacou ainda a importância de saber pesar e medir as palavras, evitando que um momento de raiva prejudique relacionamentos e amizades.

Ao abordar a questão dos prazeres da vida, Francisco alertou para os perigos do excesso, ressaltando que a temperança nos ensina a agir com discernimento e a evitar cair em estados de tédio devido à busca desenfreada por satisfação imediata.

Por fim, o Santo Padre destacou que a pessoa temperante representa o equilíbrio em um mundo onde muitos são levados ao excesso, vivendo valores próximos ao estilo do Evangelho, como a pequenez, a discrição e a mansidão. O Santo Padre encerrou sua catequese pedindo ao Senhor que conceda a todos o dom da temperança.

*Com informações e foto: Vatican Media.