Padre Rogério Moraes assume o cargo de Chanceler na Diocese de Anápolis

O termo “Chanceler” refere-se àquele que detém ou guarda sob sua responsabilidade o selo que confere legitimidade a documentos oficiais.

Em uma cerimônia solene realizada na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro, a Diocese de Anápolis deu posse ao seu novo Chanceler da cúria diocesana, Padre Rogério Silva de Moraes. A nomeação do Padre Rogério marca mais um passo importante na jornada da diocese.

A cerimônia teve lugar na Cúria Diocesana, na presença do bispo diocesano, Dom João Wilk, e da vice-chanceler, Irmã Marília Alves de Godoi. Após a bênção do bispo, Padre Rogério assumiu oficialmente a função de Chanceler da Cúria Diocesana, após fazer a profissão de fé e jurar fidelidade.

O Chanceler diocesano atua como notário e secretário da cúria. De acordo com o Código de Direito Canônico, em seu cânon 482 §1, em cada cúria diocesana deve haver um Chanceler, cuja principal função é redigir e despachar os atos da cúria. Estes atos, destinados a ter efeito jurídico, devem ser assinados pelo ordinário de onde emanam, para validade, e também pelo Chanceler.

Padre Rogério é um sacerdote com sólida formação e 15 anos de presbiterado. Em sua trajetória, constam dois mandatos como representante do clero de Anápolis, sendo um membro eleito do Conselho Presbiteral, e atualmente desempenha também a função de pároco da Paróquia São José Operário, no Bairro Boa Vista.

Ao assumir a função de Chanceler da Cúria Diocesana, o padre terá a responsabilidade de auxiliar o bispo na redação dos atos da Cúria e despachos, assim como cuidar dos arquivos da memória diocesana. Seu conhecimento e experiência, sem dúvida, serão recursos valiosos para sua contribuição com os documentos oficiais, os quais incluem provisões, decretos, portarias, atas e processos de ordenação, entre outros.

Dom João expressou sua gratidão ao Padre Osvaldo João de Souza, que deixa o cargo. Sua dedicação e compromisso foram fundamentais para o bom funcionamento da cúria diocesana, e sua contribuição será sempre lembrada e valorizada pela comunidade diocesana.