“O Reino de Deus vos será tirado”, acompanhe a reflexão do Padre Fábio Carlos

“O Reino de Deus vos será tirado”

Ouvimos o Evangelho deste domingo que fala sobre os vinhateiros que arrendaram uma vinha, mas não prestaram contas dos frutos daquela vinha, quiseram ficar com a vinha e não a devolveram para seu legítimo dono. No final Jesus diz estas palavras proféticas aos sumos sacerdotes e anciãos do povo, ou seja, aqueles que eram responsáveis pela fé do povo de Israel: “O Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá fruto” (Mt 21,43).

Esta reflexão é diretamente para aqueles que apascentam o rebanho do Senhor, para aqueles que têm a responsabilidade de dar Deus aos homens, para que eles possam refletir se com a sua conduta estão realmente produzindo os frutos que Cristo espera: os bons frutos do Reino dos Céus, ou se estão apenas querendo tomar a vinha que não pertencem a eles, pertence a Deus. Eles são apenas administradores dos imensos bens que proveem de seu ministério, mas não são donos: nem o Papa, nem o Bispo, nem os padres, são donos de nada, são apenas administradores da vinha que pertence a Deus.

Podemos estender o significado desta parábola, para todos aqueles que possuem algum tipo de administração: os líderes das comunidades, coordenadores de pastorais e movimentos, pais e mães de família, profissionais e estudantes, todos administram bens que, na sua maioria, não são para si, mas para os outros. Exemplo: um estudante universitário que negligência seus estudos e depois não se torna um bom profissional não administrou de forma correta os bens do conhecimento que lhe foram confiados, assim, os demais já citados: líderes, coordenadores, etc, podem pensar se estão administrando de forma correta os bens que lhe foram confiados ou se estão tomando para si algo que não lhes pertence.

Para os maus administradores o Reino de Deus lhes será tirado, por isso, gostaria que os ministros ordenados, religiosos e leigos pudessem refletir na administração dos bens que lhes foram confiados por Deus e que não pertencem a eles.

Será que depois de tantas lutas e dificuldades enfrentadas em nossa vida, o Reino de Deus nos será tirado? Façamos nosso exame de consciência e vejamos se estamos amando a Deus sobre todas as coisas, se estamos amando e cuidado dos nossos irmãos e irmãs, ou seja, se estamos vivendo nossa vida cristã.

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Santo Antônio / Damolândia-GO