O Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro chegou em Anápolis neste domingo, dia 06 de novembro, para uma breve e intensa visita à Diocese. Nomeado Núncio para o Brasil em 2020, Dom Giambattista é o representante do Papa Francisco no Brasil. Ele acompanha a caminhada da Igreja no país e deixa o Papa informado sobre a situação de cada diocese, a serviço da comunhão das igrejas locais com a Santa Sé em Roma.
Nesta segunda-feira, dia 07, o Núncio visitou as dependências da Cúria Diocesana, acompanhado pelo Bispo Diocesano Dom João Wilk e pelo Bispo Auxiliar, Dom Dilmo Franco. É a primeira vez que Dom Giambattista vem à Anápolis. Ainda na Cúria, ele se reuniu com o Colégio dos Consultores e com o Conselho Presbiteral da Diocese. Após o encontro, o Núncio foi visitou a Catedral Diocesana do Senhor Bom Jesus, no centro de Anápolis.
No final da manhã, o Núncio foi recepcionado pelos bispos, sacerdotes e seminaristas no Seminário Diocesano de Anápolis. O embaixador do Papa agradeceu a acolhida fraternal. Dom João manifestou a importância da ocasião. “Somos muito gratos pela vossa presença entre nós. É um precioso sinal de comunhão nossa com toda Igreja e com o Santo Padre”, destacou.
O representante do Clero na Diocese, Pe. Rogério Moraes, e o Reitor do Seminário Maior, Pe. Anevair José, também dirigiram palavras ao Núncio, manifestando a acolhida do clero e de toda a Diocese. “Quando oportunamente se encontrar com o Santo Padre, leve a ele o nosso abraço diretamente do Coração da Diocese e do Coração do Brasil”, afirmou o reitor. Após um almoço festivo no Seminário, o Núncio visitou o Mosteiro da Santa Cruz.
Cada vez que um Núncio Apostólico visita uma diocese é sempre um marco importante na caminhada daquela Igreja particular. Dom Giambattista visitou, na última semana, a Diocese de Luziânia e, ainda nesta segunda-feira, seguiu para Goiânia, para abertura de um congresso internacional de direito canônico.
Biografia
Dom Giambattista Diquattro nasceu em 18 de março de 1954, em Bolonha. É arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Em 24 de agosto de 1981, foi ordenado sacerdote na Igreja Catedral de San Giovanni Battista, em Ragusa, para o clero secular da diocese de Ragusa. Em 2005, São João Paulo II o nomeou Núncio Apostólico no Panamá. Ele recebeu a Ordenação Episcopal ainda em 2005. Em 2008, o Papa Bento XVI o transferiu para a Nunciatura Apostólica na Bolívia. Em 2017, o Papa Francisco o designou para a Nunciatura Apostólica na Índia e no Nepal. Em 29 de agosto de 2020, o Papa Francisco o transferiu para a Nunciatura Apostólica no Brasil.
Texto: Pascom Diocesana/ Fotos: Pedro Rafael