O Tribunal Eclesiástico de Goiânia é um organismo da Igreja do Centro-Oeste, sediado na Arquidiocese de Goiânia, que tem por objetivo o julgamento de questões judiciais internas da Igreja Católica. Uma das principais atividades do Tribunal é a de julgar os processos de nulidade do Matrimônio de casais que residem nas diversas dioceses do Centro-Oeste.
O próprio Papa Francisco tem indicado a necessidade de os tribunais serem espaço de uma verdadeira pastoral judiciária em favor do povo de Deus. Procurando dar atenção a esse pedido do Papa, Levi Bonatto, vigário judicial do tribunal, tem buscado fazer melhorias na estrutura do Tribunal.
Desde a nomeação de Dom Levi, como vigário judicial, foi realizado um grande esforço para resolver a sobrecarga de trabalho do Tribunal, que se evidenciava na grande quantidade de sentenças sem julgamento. Nesses três últimos anos, foi possível organizar o processo de julgamento das sentenças matrimoniais, dando maior celeridade aos processos.
A pedido de Dom Levi, Dom Washington Cruz, moderador do Tribunal, nomeou um novo colégio judicante, que será composto da seguinte forma:
Dom Washington Cruz – Moderador
Dom Levi Bonatto – Vigário Judicial
Pe. Fagner Israel de Oliveira – Vigário Judicial adjunto e Juiz
Monsenhor Ademário Benevides de Souza – Defensor do Vínculo
Pe. Cristiano Faria dos Santos – Juiz Relator
Pe. Crésio Rodrigues da Silva – Juiz
Pe. Rafael Oliveira da Silva – Juiz Auditor
Frei Alex Oliveira Almeida – Juiz Auditor
No dia 25 de outubro, uma reunião entre Dom Levi e os demais juízes do tribunal, permitiu um novo redirecionamento dos trabalhos com o fim de ampliar ainda mais as melhorias de nosso tribunal. Além dessa melhoria, espera-se, nos próximos meses, a abertura de um Mestrado em Direito Canônico, para qualificar agentes do Tribunal, nas câmaras Eclesiásticas Diocesanas, bem como pessoas que queiram formar-se na área de Direito Canônico.
Mais informações sobre as atividades do Tribunal Eclesiástico podem ser conseguidas na Cúria Metropolitana de Goiânia, pelo telefone (62) 3223-0759
Fonte: Arquidiocese de Goiânia