Natal do Senhor: “Eu vos anuncio uma grande alegria”

“Eu vos anuncio uma grande alegria”

Tendo passados pelas quatro semanas do Tempo do Advento, tempo de graça e de preparação, chegamos na Noite do Natal do Senhor. Fomos preparados para este grande dia, em que o Filho de Deus tomando a carne humana nasce para o mundo.

O anúncio da Solenidade do Natal que escutamos no início da celebração é muito significativo e coloca esta realidade do Nascimento de Jesus dentro da história da humanidade, mostrando assim que esta realidade não é distante de nós, mas se encontra no meio de nós; Deus arma sua tenda no meio de nós, “Ele está no meio de nós”.

A luz é o grande tema desta liturgia que celebramos. “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Maria deu à luz; a glória do Senhor os envolveu em uma luz. Jesus nasce à noite e sua luz rompe as trevas, Jesus veio para tirar a humanidade das trevas do pecado e trazer para nós a luz da salvação. Ele é a Luz, Ele nos ilumina, para que sejamos luzes diante deste mundo, para que possamos iluminar este mundo de trevas e de pecado.

Quem pode receber o Senhor? Quem o reconhecerá na frágil aparência de criança? Aqueles que se deixam iluminar por Ele e assim tornam-se também luz do mundo. Quem primeiro contempla Jesus? Os pobres Maria e José, os simples animais do pobre lugar onde se encontram. A quem os anjos anunciam em primeiro lugar o nascimento de Jesus? Aos pobres pastores que guardavam seus rebanhos. Só a pobreza, a simplicidade e a humildade podem abrir nossos corações para acolher o Menino Jesus, apenas estas virtudes fazem-nos verdadeiras luzes deste mundo.

Feliz Natal! “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por eles amados”.

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia São Pedro e São Paulo