Não se perturbe o vosso coração

“Não se perturbe o vosso coração” (Jo 14,1) – 5o Domingo Tempo Pascal – 14 de maio

Sempre que faço a celebração das Exéquias, gosto de proclamar este evangelho que a Liturgia da Palavra hoje nos propõe a refletir. E, muitas vezes, fico preso na primeira frase e depois que saio da celebração continua a ecoar na minha mente esta frase: “Não se perturbe o vosso coração”. Fico imaginando como cada santo, na história da Igreja, ou mesmo os apóstolos, refletiram sobre esta realidade.

Em meio a tantas dúvidas, incertezas, dores, sofrimentos, alegrias, emoções, prazeres, realizações, escutamos esta Palavra de Jesus e como fazer para que o coração não fique perturbado? O que fazer? A resposta é clara: “tendes fé em Deus, tendes fé em mim também”.

Eu fico pensando, mas, Jesus, como ter fé? Ou ainda como não fraquejar na fé? Então escuto uma Palavra de Jesus, ecoando em mim: deixa de lado seus problemas e dificuldades, abandone-se em mim. E como é difícil escutar estas palavras de abandono, nós que queremos ser os “donos” de nossas vidas, os chefes de tudo, os dominadores.

Assim fez Maria. E estamos no mês de Maria. Ontem celebrávamos 100 anos de sua aparição em Fátima e daqui a pouco celebraremos seus 300 anos de aparição aqui no Brasil, como Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Quando Maria disse: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”, ela se abandonou em Deus. Entregou-se completamente. Será que ela sabia o que aconteceria? Creio que não, mas ela acreditou no Senhor e mesmo sem saber seu coração não se perturbou mais.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, a iniciar-se aos 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer. O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).

Assim como Maria, não perturbemos nosso coração, coloquemos nossa esperança no Senhor, façamos o que Ele nos diz, sigamos seus passos, tenhamos Fé. Ensinai-nos, ó Maria, a virtude da Fé.

Pe. Fábio Carlos de Araújo